A Madeira registou, nas últimas 24 horas, 23 novos casos de covid-19 e 15 recuperados da doença, contabilizando agora 234 situações ativas, anunciou este sábado a Direção Regional da Saúde (DRS).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela DRS, há este sábado a reportar “23 novos casos de infeção por SARS-CoV-2” na região, pelo que a Madeira passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 10.074 casos confirmados de covid-19.

Dos 23 novos casos, nove são de transmissão local e 14 são importados, dos quais sete do Reino Unido, cinco da região de Lisboa e Vale do Tejo, um de Cabo Verde e um de Marrocos.

A DRS adianta também que, nas últimas 24 horas, 15 pessoas recuperaram da doença, passando a Madeira a contabilizar um total 9.767 casos recuperados.

Desde o início da pandemia, o arquipélago registou 73 óbitos associados à doença, nenhum deles nas últimas 24 horas.

A região tem neste momento 234 casos ativos, dos quais 91 são importados e 143 de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, a DRS indica que “sete pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, no Funchal, todas em unidades polivalentes, 64 cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e as restantes em alojamento próprio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No total, há 132 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem”, refere ainda o boletim epidemiológico.

Estão a ser avaliadas 580 pessoas que tiveram contactos com casos positivos, segundo a direção regional, e outros 36.134 viajantes com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe’.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados difundidos pela DGS atribuem hoje mais 29 casos à região, passando a totalizar 10.412 casos de covid-19 e 70 mortes desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4,1 milhões de mortos em todo o mundo, entre mais de 192,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.284 pessoas e foram registados 950.434 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

TFS // MCL

Lusa/Fim