O ministro de Estado e da Economia disse esta quarta-feira que a implementação de estruturas para realização de autotestes à Covid-19 facilita a vida às empresas no setor da restauração e incentivou as autarquias a implementarem esta estratégia.

Tenho assistido, em alguns municípios, que as câmaras estão a montar quiosques e estruturas de realização de autotestes com a certificação por técnicos de saúde ou de farmácia. Isso permite melhorar a experiência dos clientes e facilitar a vida às empresas no setor da restauração”, afirmou Pedro Siza Vieira à margem do evento de celebração dos 150 anos de água das Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

O responsável pela pasta da Economia incentivou ainda as autarquias em Portugal, “designadamente nas zonas turísticas“, a adotarem esta “boa prática” e, com isso, “a facilitar a vida das empresas”. Para Pedro Siza Vieira, a alavanca para a retoma económica “é o progresso da vacinação e os cuidados que são necessários continuar a ter à medida que se retoma a atividade normal”.

“Nós ainda não temos a doença controlada. Ainda temos 50% da população que não está vacinada e que, neste momento, está a ter um ritmo de crescimento de contágios muito significativo e que está até a precisar de cuidados hospitalares”, alertou.

O ministro acrescentou que o Governo está a tentar “assegurar a normalidade da vida económica” ao mesmo tempo que apela às pessoas para manterem o seu comportamento individual de distanciamento e uso de máscara. “Nas circunstâncias em que estamos mais próximos uns dos outros, [podemos] usar o certificado para comprovar que não somos um risco para os outros”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR