Os bombeiros da ilha italiana da Sicília combatem este sábado dezenas de incêndios florestais, com temperaturas que chegam a 45 graus Celsius, e na noite de sexta-feira foram retiradas por mar cerca de 150 pessoas.

Uma área de concessão de praia, com espreguiçadeiras e guarda-sóis, foi totalmente destruída pelo fogo e o aeroporto de Catania, na costa leste da Sicília, também foi temporariamente fechado para dar prioridade a helicópteros e aviões que combatem os incêndios florestais.

Cerca de 150 pessoas encurraladas em duas áreas costeiras na cidade de Catania foram retiradas na noite de sexta-feira por mar, onde foram recolhidas por botes de borracha e transferidas para embarcações da Guarda Costeira.

O governador da região da Sicília, Nello Musumeci, já solicitou apoio de Roma para combater os incêndios.

Aos jornalistas, Nello Musumeci disse que alguns incêndios parecem ter sido causados por incendiários, enquanto outros tiveram causas naturais, já que as temperaturas atingiram níveis recordes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governador da região da Sicília referiu ainda que os incendiários condenados enfrentam penas de prisão na Itália que, geralmente, são limitadas a seis meses ou um ano.

“Em vez disso, deveria ser uma sentença de prisão perpétua”, defendeu.

Os incêndios florestais também afetam as províncias sicilianas de Palermo, Siracusa e Messina.