O incêndio que lavra desde a tarde deste domingo no concelho de Salvaterra de Magos está em fase de resolução, disse à agência Lusa o comandante Hélder Silva, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo o comandante, a linha ferroviária em Vendas Novas, que tinha sido cortada por causa deste incêndio, foi reaberta cerca das 20:30, mas mantém-se o condicionamento de trânsito na estrada que liga Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos) e Fajarda (Coruche).

O trabalho de rescaldo deste incêndio, que lavra em zona florestal, mobilizava, cerca das 21:00, 262 operacionais, apoiados por 80 veículos. Este fogo, que chegou a ser combatido com a ajuda de 12 meios aéreos, causou ferimentos ligeiros num bombeiro.

A página da da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu dizia que o incêndio decorria numa zona de floresta na freguesia de Glória do Ribatejo e Granho, mas o presidente da câmara de Salvaterra de Magos, Helder Esménio, disse à Rádio Observador que o fogo começou ainda perto do “perímetro urbano” e que depois impulsionado pelo vento seguiu pela zona florestal.

Helder Esménio diz que a “rápida ação dos bombeiros” evitou que habitações fossem colocadas em risco e os meios aéreos impediram que o fogo avançasse com mais velocidade, apesar do vento ter aumentado de intensidade ao longo da tarde. Ao final da tarde, o autarca já dizia que à Rádio Observador que o incêndio deveria estar controlado ao início da noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR