Várias associações belgas de basquetebol solicitaram, esta terça-feira, uma investigação à Unidade de Fraude Desportiva da polícia federal para determinar se a equipa de basquetebol 3×3 do país se inscreveu em torneios inexistentes para se qualificar para os Jogos Olímpicos.
A equipa de basquetebol 3×3 belga, que alcançou o quarto lugar em Tóquio 2020, ter-se-á inscrito em até 27 torneios fictícios, entre agosto e outubro de 2019, para obter a pontuação necessária no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) para se apurar para as eliminatórias que davam acesso aos Jogos Olímpicos.
“Várias associações belgas de basquetebol a nível nacional e regional reuniram as informações de que dispõem e transferiram-nas para a polícia federal para que este assunto seja investigado em profundidade pela Unidade de Fraude Desportiva“, revelou a Federação belga de basquetebol através de um comunicado.
Ainda segundo esta, as informações disponíveis neste momento não são suficientes para suspender os jogadores que representaram a Bélgica nos Jogos Olímpicos, e que vão disputar neste fim de semana o Campeonato da Europa de basquetebol 3×3, em Paris.