O ministro dos negócios estrangeiros de Portugal considerou esta terça-feira, em declarações à Lusa, que a relação com a Costa do Marfim tem sido aprofundada nos últimos anos e ainda vai crescer com a reabertura da embaixada portuguesa.

A representação diplomática portuguesa, com uma embaixada em Abidjan, maior cidade da Costa do Marfim, foi um dos temas tratados esta segunda-feira em reunião bilateral entre os ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, em Nova Iorque, à margem da semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU).

Augusto Santos Silva garantiu que a reabertura da embaixada portuguesa na Costa do Marfim, já anunciada desde 2019, está mais próxima, estando agora no “processo de nomeação da embaixadora que terá esse encargo”.

Em declarações à agência Lusa em Nova Iorque, Augusto Santos Silva destacou que este é “mais um passo no aprofundamento da relação bilateral entre os dois países, que tem crescido, quer do ponto de vista político, quer do ponto de vista económico, nos últimos anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A representação diplomática de Portugal na Costa do Marfim, encerrada desde 2000, está, por agora, na responsabilidade da embaixada de Portugal em Dacar, Senegal.

Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares. A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também devido à situação de instabilidade na Costa do Marfim.

Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.