O candidato da coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR) à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, disse esta quinta-feira que o concelho não pode “voltar atrás” e deve “reforçar os laços” com a sua candidatura.

“É importante que os funchalenses e as equipas da Confiança mantenham e estreitem laços”, afirmou, reforçando: “Chegados aqui, é importante reforçá-los, para construir um Funchal mais próspero, um Funchal mais livre, mais participado e mais sustentável.”

Miguel Silva Gouveia, que se recandidata à liderança do executivo camarário, falava num comício, no Largo do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

“Os funchalenses sabem o que está em causa nestas eleições, os funchalenses têm memória e sabem o que significaria voltar atrás, sabem o que significaria um regresso ao passado, devolvendo os destinos da câmara ao PSD, que tão mal nos entregou em 2013 esta câmara”, alertou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas autárquicas daquele ano, os social-democratas perderam o município do Funchal, que governavam desde sempre, para a coligação Mudança (PS/BE/PND/MPT/PTP/PAN), e, em 2017, a coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), voltou a ganhar as eleições.

“Nunca abandonámos os funchalenses, nunca fugimos às nossas responsabilidades, nem nunca virámos costas ao Funchal”, disse Miguel Silva Gouveia, vincando ter herdado do PSD uma autarquia marcada pelo caos no ordenamento do território, sem políticas de proteção animal, sem investimentos nas redes de água e saneamento básico, onde não existia liberdade de expressão, nem igualdade de género, nem democratização nos acessos à cultura e onde a juventude era descurada.

E reforçou: “Não andamos a jogar com o futuro dos funchalenses num leilão de promessas em saldos, que se fosse cumprido levaria a câmara à falência em seis meses.” O cabeça de lista da Confiança disse que a sua candidatura não promete “impossíveis” nem vende “facilitismos”.

“Falamos verdade e entregamos responsabilidade. Não chantageamos os funchalenses, nem insultamos a inteligência de ninguém”, disse, acrescentando: “O melhor de nós é a humildade, é a verdade e é o trabalho.”

Nas eleições autárquicas de domingo concorrem à presidência da Câmara Municipal do Funchal Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança – PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação Funchal Sempre à Frente – PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.