A Google revelou esta quarta-feira, no evento “Search On”, novidades para o seu motor de pesquisa, como novos mecanismos para a inteligência artificial (IA) do MUM (Modelo Unificado Multitarefa) que vão “transformar radicalmente” aquilo que queremos encontrar. Além disso, a empresa divulgou novas ferramentas para buscas a partir de imagens (e não de texto) e melhorou as informações sobre incêndio florestais no Google Maps.

O motor de pesquisa da Google vai mudar e mostrar “mais contexto” sobre aquilo que procuramos

Segundo a Google, graças às melhorias do MUM vai ser possível, por exemplo, utilizar a aplicação Google Lens — a app que utiliza a câmara do smartphone e pesquisa conteúdos tendo como base aquilo que o utilizador está a ver — para reconhecer padrões de roupa e sugerir outras peças semelhantes. Isto melhorará as pesquisas de produtos em várias plataformas da empresa, como peças de roupa.

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Este tipo de inovação do MUM foi também aplicado às pesquisas do motor de pesquisa da Google e permitirá aos utilizadores saber mais informações de contexto sobre temas que pesquisem. A título de exemplo, a Google explica que vai passar a ser possível procurar “um tópico, como pintura acrílica, poderá ver todas as diferentes dimensões que as pessoas usam normalmente para pesquisar e encontrar o caminho certo para si”.

Para facilitar a utilização deste novo mecanismo, a Google redesenhou a página de pesquisas para smartphones de forma a apresentar mais imagens juntamente com as pesquisas (atualmente a maioria dos resultados são apresentados em texto).

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Outra das novidades do MUM é que o sistema vai passar a “compreender vídeos”. Por outras palavras, o motor de pesquisa vai passar a apresentar resultados de vídeo “mesmo se o tópico não for mencionado explicitamente” no título. Assim, o utilizador terá a acesso a resultados que antes não conseguiria de forma tão automática.

A Google anunciou também que vai passar a aplicar a tecnologia do Lens ao navegador de internet da empresa, o Google Chrome, e permitirá que se possa selecionar imagens ou recortes destas e ter resultados de pesquisas na mesma janela. Atualmente, é preciso abrir à parte um separador do Chrome e o Google Lens para fazer esse tipo de pesquisa.

Google Maps vai mostrar áreas afetadas por incêndios florestais

Além das novidades quanto ao MUM, a Google aproveitou o Search On para revelar adições que vai fazer ao Google Maps, o serviço de mapas por GPS da empresa. Em 2020, a empresa começou a apresentar informação sobre incêndios florestais. Agora, vais mostrar “o tamanho aproximado e a localização de um incêndio”.

Na prática, e com recurso a “dados de satélites”, a app vai passar a mostrar no mapa — a encarnado — toda a zona abrangida por um incêndio. Esta camada de informação terá conteúdos extra como “websites de emergência, números de telefone e informações de evacuação provenientes de governos locais, se tiverem sido fornecidos” para ajudar quem esteja no local.

Por fim, e também quando ao Google Maps, a empresa revelou que vai expandir as ferramentas do Address Maker e permitir que “governos e ONGs na Gâmbia, Índia, África do Sul, Quénia e nos EUA” possam usar esta ferramenta de criação de moradas para criar novos endereços. Isto permitirá a quem esteja nestes locais ter a “capacidade de fazer coisas que muitas pessoas consideram como certas, como votar, abrir uma conta bancária, candidatar-se a um emprego ou até mesmo receber encomendas”, explica a empresa.