O vulcão Cumbre Vieja tem uma nova “boca” que já deu origem a dois rios de lava na costa norte da ilha de La Palma, nas Canárias. Este é o terceiro foco emissor de lava ativo, além da cratera vulcânica, informa o Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol, que também avança que o vulcão já emitiu 80 milhões de metros cúbicos de lava.

É na costa norte da ilha que se localiza Los Llanos de Aridane, uma das regiões mais populosas de La Palma, que já foi evacuada, mas várias casas podem vir a ser destruídas. O IGN estima ainda que mais de mil edifícios já tenham sido arrasados pela lava.

Nas últimas horas foram também divulgadas fotografias e vídeos surpreendentes de uma plataforma marítima de mais de 19 hectares originada após o choque térmico da chegada da lava ao mar. Também chamada de ilha baixa, é esperado que continue a crescer nas próximas horas. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro espanhol da Presidência, Relações com as Cortes e Memória Democrática, Felix Bolaños, esteve esta sexta-feira em La Palma e garantiu “a reconstrução” da ilha: “É a nossa prioridade”, afirmou, citado pelo El País, assegurando ainda que vai ajudar os habitantes da ilha, que podem estar “tranquilos e orgulhosos das suas instituições”.

Félix Bolaños avançou ainda que Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, fará uma visita à ilha no domingo.