O Salão Automóvel de Genebra decidiu cancelar a sua edição de 2022 devido às dificuldades no setor, confrontado com a falta de semicondutores, anunciaram quinta-feira os organizadores.

A edição do próximo ano passa para 2023, indicou a organização.

A crise dos chips vai provavelmente prolongar-se até ao próximo ano, reconheceu Sandro Mesquita, diretor-geral do Salão de Genebra, num comunicado em que anuncia o cancelamento do evento.

“Nestes tempos de incerteza, muitas marcas não estão em condições de assumirem o compromisso de participar numa feira profissional”, explicou.

A próxima edição deveria decorrer entre 19 e 27 de fevereiro de 2022.

Numa entrevista concedida na segunda-feira, Mesquita tinha avançado que o salão teria um formato reduzido, com cerca de 60 marcas previstas, para relançar o evento após dois anos de ausência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, face às consequências diretas da pandemia, com as restrições em viagens, mas também com as consequências indiretas da crise dos semicondutores, “tornou-se claro que é necessário adiar o salão”, referiu o responsável no comunicado.

Com a escassez de semicondutores, “os construtores automóveis têm novas prioridades que é necessário resolver primeiro”, indicaram os organizadores, acrescentando que não tiveram outra opção a não ser cancelar o evento e esperar por 2023.

A organização conta, no entanto, continuar a trabalhar numa plataforma ‘online’ que previa pôr em prática nesta edição de 2022, que teria lugar combinando ‘stands’ de exposição presenciais e eventos ‘online’.

Com a crise causada pela pandemia de Covid-19, o salão de Genebra, que habitualmente acolhe cerca de 600.000 visitantes e que contou com 160 expositores em 2019, teve de anular a sua edição de 2020 e depois a de 2021.