O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 anos, foi hospitalizado num hospital na Califórnia, onde participava num evento privado da sua fundação, para tratamento de uma infeção  não relacionada com Covid-19, disse o seu porta-voz, na quinta-feira. O The New York Times adiantou que o ex-estadista tem uma septicemia depois de ter sido internado com uma infeção urinária que se propagou para o sangue.

Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para “ser tratado a uma infeção não ligada à Covid”, informou o porta-voz Angel Ureña, num comunicado divulgado na rede social Twitter.

Segundo o porta-voz, que não forneceu mais informações sobre a causa da infeção, Clinton “está a recuperar, está de bom humor e está incrivelmente grato aos médicos, enfermeiros e pessoal, que lhe prestam excelentes cuidados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por seu lado, a equipa médica do hospital assegurou que o antigo Presidente está a recuperar e que poderá ter alta em breve, num comunicado divulgado igualmente pelo porta-voz de Clinton.

“O Presidente Clinton foi levado para o Centro Médico UC Irvine e diagnosticado com uma infeção. Foi internado no hospital para ser monitorizado de perto e foram-lhe administrados por via intravenosa antibióticos”, esclareceram os médicos Lisa Bardack e Alpesh Amin, na nota.

Os médicos acrescentaram que, “após dois dias de tratamento, a contagem de glóbulos brancos” de Clinton “está a diminuir” e que o antigo Presidente norte-americano “está a responder bem aos antibióticos”.

Na nota, os médicos do hospital da Califórnia precisaram ainda que o ex-Presidente “permanece no hospital para continuar a ser monitorizado”, afirmando que estão “em contacto permanente” com a equipa médica de Clinton em Nova Iorque, “incluindo com o seu cardiologista”. “Esperamos que regresse em breve a casa”, concluíram.

De acordo com o New York Times, que cita os dados do Centro para o Controlo de Prevenção de Doenças norte-americano, a septicemia é uma causa comum de morte em hospitais. Cerca de 1,7 milhão de norte-americanos desenvolvem a doença por ano e cerca de 270 mill morrem devido à septicemia.

Depois de deixar a Casa Branca, Bill Clinton, que foi Presidente entre 1993 e 2001, teve algumas problemas de saúde. Em 2004, teve de fazer um quádruplo bypass coronário devido a dores prolongadas no peito e falta de ar. No ano seguinte, teve de ser operado novamente, devido a complicações nos pulmões. Cinco anos depois, o ex-Presidente norte-americano foi novamente operado ao coração, recebendo uma endoprótese vascular.