Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio dos 16 avos da Taça de Portugal, na Cidade do Futebol, em Oeiras, que decidiu o destino das 32 equipas que chegaram até aqui na prova rainha do futebol português.

Não há jogos “grandes”, mas a sorte ditou bons jogos de futebol, pelo menos na teoria, e, acima de tudo, equilibrados e que prometem competição. Começando pela última equipa que levantou a Taça de Portugal, o Sp. Braga, vai receber o Santa Clara, também da I Liga.

Quanto aos três grandes, o campeão nacional Sporting recebe o Varzim, com o Benfica a receber o Paços de Ferreira e o FC Porto a jogar com o Feirense no Estádio do Dragão. No caso de leões e águias, os adversários são da II Liga.

Destaque ainda para jogos das equipas da Liga 3, com o Alverca a receber o Famalicão, o Caldas a receber o Belenenses SAD, ambos da I Liga, e o Torreense visita o Paredes do Campeonato de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda desta divisão, o quarto escalão do futebol nacional, o Leça recebe o Gil Vicente, o Olhanense visita o Rio Ave, o Leça recebe o Gil Vicente e o Serpa joga em casa com o Estoril.

Destaque ainda para o Penfiel-Portimonense, o Mafra a jogar em Vila Franca de Xira contra o Vilafranquense, o Casa Pia a receber o Farense, o Tondela a jogar em casa com o Leixões e um escaldante Moreirense-V. Guimarães.

O sorteio ditou os seguintes jogos:

Penafiel-Portimonense

Vilafranquense-Mafra

Vizela-Estrela da amadora

Leça-Gil Vicente

Casa Pia-Farense

Sp. Braga-Santa Clara

Sporting-Varzim

Alverca-Famalicão

Benfica-Paços de Ferreira

Paredes-Torreense

FC Porto-Feirense

Moreirense-V. Guimarães

Caldas-Belenenses SAD

Serpa-Estoril

Tondela-Leixões

Rio Ave-Olhanense

Das 18 equipas da I Liga restam apenas 15, nas quais se inclui o Sp. Braga, que venceu a Taça na época passada, visto que Boavista, Arouca e Marítimo foram eliminados por conjuntos de escalões abaixo do principal campeonato.

O Rio Ave eliminou os axadrezados e o Varzim conseguiu atirar os madeirenses para fora da prova. Ambos os conjuntos fazem parte do grupo de 10 equipas da II Liga no sorteio, que tem ainda Alverca, Caldas e Torrense, da Liga 3, mais quatro clubes do Campeonato de Portugal: Olhanenses, Serpa, Paredes e o Leça, que eliminou os arouquenses.

Os 16 avos de final da Taça de Portugal estão previstos para o fim de semana de 20 e 21 de novembro.

Equipas presentes no sorteio:

I Liga: Belenenses SAD, Benfica, Estoril Praia, Famalicão, FC Porto, Gil Vicente, Moreirense, Paços de Ferreira, Portimonense, Santa Clara, Sporting, Sporting de Braga, Tondela, Vitória de Guimarães e Vizela.

II Liga: Casa Pia, Estrela da Amadora, Farense, Feirense, Leixões, Mafra, Penafiel, Rio Ave, Varzim e Vilafranquense.

Liga 3: Alverca, Caldas e Torreense.

Campeonato de Portugal: Leça, Olhanense, Paredes e Serpa.