Os preços das casas na região de Lisboa voltaram a subir no segundo trimestre, depois de terem caído no início do ano, confirma o Instituto Nacional de Estatística (INE) num relatório trimestral divulgado esta quinta-feira. Ainda assim, os preços na capital subiram menos do que a média nacional. Por outro lado, num análise à evolução dos preços nos últimos 12 meses, na cidade do Porto os preços dispararam 17,8%.

O relatório do INE indica que a região que inclui a capital do país recuperou da variação negativa dos preços da habitação que se tinha verificado no primeiro trimestre, embora tenha registado um crescimento homólogo (+1,4%) inferior ao nacional (+6,8%). Esse aumento de 6,8% na média nacional reflete uma aceleração face ao primeiro trimestre, muito marcado pelo pico da pandemia – no trimestre anterior a taxa de crescimento homólogo tinha sido menos de metade, 3,1%.

Segundo os dados do INE, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi de 1.268 euros por metro quadrado – em Lisboa é quase o triplo: 3.497 euros por metro quadrado.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

“No 2º trimestre de 2021, entre os 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, todos os municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com exceção de Gondomar e Santa Maria da Feira, registaram preços medianos de habitação superiores ao nacional (1.268 euros/m2 ), destacando-se Lisboa (3.497  euros/m2), Cascais (3.040 euros/m2), Oeiras (2.519 euros/m2), Porto (2.189 euros/m2) e Odivelas (2.137 euros/m2)”, diz o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando se olha não para a variação homóloga mas para a forma como evoluiu o valor mediano dos preços nos últimos 12 meses, “a cidade do Porto, tal como no trimestre anterior, destacou-se por registar o maior crescimento face ao período homólogo (+17,8% vs. +7,1% em Portugal)”.

Algarve com os preços mais caros por metro quadrado

Este é um relatório que o INE prepara a partir de dados fiscais relacionados com as transações nas principais cidades do país (mais de 100 mil habitantes). O INE divide o país, depois, em sub-regiões onde refere que é no Algarve que o preço do metro quadrado é mais caro – 1.875 euros.

Só depois surge a Área Metropolitana de Lisboa, com 1.757 euros por metro quadrado em média, a Região Autónoma da Madeira, a 1.460 euros por metro quadrado, e a Área Metropolitana do Porto, com 1.333 euros por metro quadrado. Os preços da AM do Porto e na Madeira, bem como no Alentejo Litoral, subiram mais de 11% na comparação homóloga, ao passo que na AM Lisboa e no Algarve aumentaram 9,7% e no Algarve 3,8%.

Imobiliário. Só cresceu em 1% a oferta de casas entre 2011 e 2021, diz estudo da JLL