O proprietário da loja de armamento atingida por uma violenta explosão, no sul de Joanesburgo, morreu no hospital, para onde foi transportado após o incidente que vitimou o filho e mais três pessoas, disse fonte comunitária à Lusa.

“Acabamos de receber a notícia de que o proprietário José da Silva faleceu no Union Hospital devido aos ferimentos, confirmam-se cinco mortos”, disse Mike Fontes, responsável do Fórum de Polícia Comunitária (CPF, na sigla em inglês) de Mondeor, que abrange o subúrbio de Glenanda, onde ocorreu o incidente.

Anteriormente, Mike Fontes revelou à Lusa que o comerciante José da Silva, proprietário do estabelecimento “Silva Arms”, tinha sido hospitalizado com ferimentos graves numa unidade provincial no leste de Joanesburgo, enquanto o filho, de 15 anos, morreu no local, com mais três pessoas.

O incidente, que causou cinco mortos, ocorreu pouco depois das 11h00 locais, no centro comercial de Glenanda, subúrbio residencial no sul de Joanesburgo, onde se ouviu “uma explosão na loja de armamento, seguida de várias explosões de munições”, explicou à Lusa o português Mike Fontes, que esteve no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi difícil entrar no estabelecimento devido ao incêndio, ouvindo-se munições a explodirem, e quando as equipas de emergência médica e os bombeiros entraram na loja, conseguiram retirar cinco pessoas”, salientou o responsável do Fórum de Polícia Comunitária (CPF, na sigla em inglês) de Mondeor, que abrange 20 subúrbios da região sul de Joanesburgo, incluindo o bairro de Glenanda

“O primeiro a sair foi o proprietário da loja, que estava gravemente ferido e foi transportado de ambulância para o Union Hospital, em Alberton [hospital provincial a cerca de 10 quilómetros do local]”. Entretanto, acabou por falecer.

“Depois, resgataram os corpos de quatro vítimas mortais, que são uma funcionária, o filho do proprietário, de 15 anos, e de dois outros homens, de que não sabemos a identidade, mas julgo que devem ser clientes”, salientou à Lusa.

“A morte das vítimas foi confirmada pelos paramédicos e bombeiros na minha presença”, frisou Mendes.

Mike Fontes referiu à Lusa que as autoridades sul-africanas estão a investigar as causas do incidente na loja de armamento portuguesa.

Notícia atualizada às 22:02