1242kWh poupados 1242 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mau tempo. Árvore de grandes dimensões cai em Braga e danifica pelo menos seis carros. Proteção Civil dá conta de 441 ocorrências

Este artigo tem mais de 4 anos

Uma árvore de grandes dimensões caiu em Braga. Pelo menos seis carros ficaram danificados. Não há registo de feridos. Proteção Civil regista 441 ocorrências, que duplicaram nas últimas horas.

Não houve feridos na sequência do acidente
i

▲Não houve feridos na sequência do acidente

▲Não houve feridos na sequência do acidente

Uma árvore de grandes dimensões caiu esta sexta-feira à noite na Praça das Fontainhas, em Braga, fazendo com que pelo menos seis carros ficassem danificados.

Ao que apurou o Observador junto dos bombeiros sapadores de Braga, que por volta das 23 horas ainda estavam no local, não houve feridos na sequência do acidente e nenhuma via teve de ser cortada.

Apesar da chuva forte e do vento, fonte dos bombeiros sapadores indicou ao Observador que o dia “está a ser normal”, não havendo “registos de maior”.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Braga está em alerta laranja por “períodos de chuva persistente, por vezes forte” desde as 21h00 desta sexta-feira até às 06h00 deste sábado. O distrito também está em alerta amarelo pelo vento forte e pela agitação marítima.

“Rio atmosférico” coloca seis distritos em aviso laranja. Chuva vai cair “quase ininterruptamente” nos próximos dias, dizem previsões

Proteção Civil regista 441 ocorrências em todo país até às 22h00

A Proteção Civil registou 441 ocorrências relacionadas com a meteorologia adversa, desde as 14:00 de quinta-feira até às 22h00 desta sexta-feira, avançando que o número duplicou nas últimas duas horas, face ao registado anteriormente.

“Desde as 14h00 de ontem [quinta-feira], quando iniciou este alerta, até às 22h00 [desta sexta-feira], registámos um total de 441 ocorrências relacionadas com a meteorologia adversa. Este número duplicou nas últimas duas horas, até às 22h0 tínhamos cerca de 220 ocorrências”, adiantou à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com a ANEPC, as ocorrências contabilizadas atingem sobretudo os distritos do litoral, sendo Aveiro o mais fustigado, com 106.

Proteção Civil ativa alerta amarelo devido ao risco de cheias e inundações

“São sobretudo ocorrências relacionadas com quedas de árvores, inundações e limpeza de vias, mas também algumas quedas de estruturas, não havendo a registar danos de maior ou ocorrências mais significativas ou sequer vítimas até este momento”, indicou.

A Proteção Civil acrescentou que o novo balanço será feito apenas ao início da manhã de sábado.

Proteção Civil emite alerta amarelo

A ANEPC acionou esta sexta-feira, às 18h00, o alerta amarelo de prontidão do dispositivo de proteção e socorro em todos os distritos, à exceção de Beja e Faro, devido ao risco de inundações e cheias.

Num briefing à comunicação social sobre as previsões meteorológicas e os efeitos expectáveis, Mário Silvestre, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), avançou que o alerta amarelo (terceiro mais grave de uma escala de cinco) vai estar ativo até às 23h59 de segunda-feira.

Mário Silvestre disse que a subida do estado de alerta especial de proteção e socorro para todos os distritos, à exceção de Beja e Faro, deve-se ao agravamento das condições meteorológicos, nomeadamente chuva intensa, sendo nas regiões Norte e Centro “onde se prevê que o fenómeno seja menos intenso”.

Além da precipitação acima daquilo que é normal, está também previsto para o fim de semana “alguma intensidade do vento” e ondulação marítima, afirmou.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.