456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mortalidade

Governo Regional da Madeira

Covid-19. PS/Madeira acusa Governo Regional

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250.000 habitantes, regista 320 óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia.
Fact Check

Vacinas contra a Covid-19 matam mais que armas?

Publicações alegam que morreram nos Estados Unidos mais pessoas depois de serem vacinadas contra a Covid-19, do que em tiroteios. Números não são oficiais, apenas morreram 9 pessoas com a vacina.
Noticiário

17h. Obstetrícia. Mortalidade devido a problemas

Aviso deixado pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto. Continuam a surgir queixas de serviços fechados em hospitais portugueses. Hospital de Braga vai estar fechado.
Mitos

Porque ficamos calados?

O #vaificartudobem foi um mito que o governo explorou à exaustão, para ocultar os seus erros na gestão da pandemia. Mas há um escrutínio por fazer, verdades por apurar e responsabilidades por atribuir
Mortalidade

Aprovada audição urgente sobre mortalidade

O requerimento foi apresentado pelo PSD e aprovado com a abstenção do PCP. O mesmo aconteceu com um outro requerimento apresentado pelo Chega para a audição da ministra da Saúde.
E o vencedor é...

ADSE lucra com dinheiro dos funcionários públicos

ADSE com excedente de quase mil milhões de euros. Podemos falar de boa gestão, mas lucro e saúde devem andar de mãos dadas? Excesso de mortalidade há 3 meses. A culpa é do frio ou do calor desta vez?
Resposta Pronta

Mortalidade? "Difícil aceder a cuidados de saúde"

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz que 2020 foi "ano negro", refere "milhões de consultas e exames de diagnóstico por fazer” e pede à DGS para reportar “informação credível”. 
Noticiário

11h. Bastonário fala em acesso limitado à Saúde

Reação do Bastonário da Ordem dos Médicos aos dados da Direção-Geral da Saúde. Miguel Guimarães diz que a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde explica parte do excesso de mortalidade em 2020.
Saúde da Mulher

Associação exige transparência em obstetrícia

A taxa de mortalidade materna atingiu em 2020 os 20,1 óbitos por 110 mil nascimentos, o nível mais alto dos últimos 38 anos e Associação pede transparência nos dados estatísticos.
Resposta Pronta

Mortalidade materna: "Tem que ser acompanhada"

Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, lembra que os dados mais recentes são de há mais de 10 anos e defende um acompanhamento regular.
Noticiário

21h. Covid-19. Graça Freitas confirma 60 mil casos

Em entrevista esta noite à TVI, Graça Freitas sublinha que Portugal está a entrar na sexta vaga de Covid-19. Confirma previsão, mas ressalva que este número pode não ser acompanhado pela mortalidade.
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade em Portugal aumentou 20,1%

Número de mortes subiu e o saldo natural da população continuou a agravar-se, com o nascimento de 6.573 nados vivos, menos de 1,2% face ao mesmo mês de 2021, revelou o INE.
Noticiário

20h. Governo vai reavaliar o uso de máscara

Decisão vai ter em conta índice de transmissibilidade e de mortalidade da Covid-19. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales admite que as restrições podem vir a ser aliviadas.
Noticiário

22h. Páscoa. Graça Freitas pede "último esforço"

Diretora-geral da Saúde pede especial cuidado com a Covid-19 numa altura de reuniões com os familiares de risco, mais expostos à doença e à mortalidade.
Saúde

Plano de Saúde 2021-2030 quer reduzir mortalidade

Aponta-se como meta uma taxa de 315 mortes prematuras, abaixo dos 75 anos, por 100.000 habitantes por todas as causas de morte. Na diabetes, a meta para 2030 é 25,6 mortes por 100.000 habitantes.
Saúde

E depois de um AVC?

Embora os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) sejam uma importante causa de mortalidade, em Portugal, são muitos mais os doentes que apresentam defeitos neurológicos na sua sequência.
Mortalidade

Morreram em média menos 250 pessoas/dia em janeiro

O dados mostram que em janeiro deste ano morreram menos 8.050 pessoas do que no mesmo mês do ano passado e que este ano apenas se verificou excesso de mortalidade em cerca de metade dos dias do mês.
Mortalidade

Resistência antimicrobiana: causa de morte em 2019

Só em 2019, poderão ter morrido quase 5 milhões de pessoas de causas associadas à resistência antimicrobiana — incapacidade de tratar doenças causadas por microorganismos com tratamentos existentes.
Doenças

Doenças respiratórias: 36 mortes por dia em 2019

Existência de vacinas contra as doenças respiratórias que "têm um impacto importante na redução da morbimortalidade em Portugal". Perda económica destas doenças é de 3,5 mil milhões.
Noticiário

15h. Boletim Covid-19 da DGS. Registadas 15 mortes

Desde 26 de Agosto que não morriam tantos doentes infetados. Há também 1483 novos casos de infeção, nas últimas 24 horas. Internamentos subiram, há mais 41 doentes hospitalizados e mais 6 em UCI.
Mortalidade

Mortalidade em Portugal perto de indicadores da UE

Uma das conclusões é que para as crianças e jovens as desigualdades na mortalidade não são influenciadas pela área de residência: áreas pobres e ricas apresentam os mesmos padrões de mortalidade.
Instituto Nacional Estatística

Esperança de vida à nascença em Portugal aumentou

A esperança de vida à nascença aumentou para 81,06 anos, diz o INE. As mulheres têm valores mais altos que os homens, e o Norte é a região do país com maiores valores deste indicador.
Mortalidade

Taxa de excesso de mortalidade abranda da UE 

O excesso de mortalidade abrandou em maio para os 9%, face aos 20% registados em abril, o valor mais alto deste ano. Entre os Estados-membros, o indicador variou entre os -1% e os 26%.
Fact Check

Vacinação deixou "rasto de morte" em Portugal?

Publicação afirma que a "curva ascendente do número de inoculados vem sendo acompanhada pela do número de falecidos". Mas não foi registado um aumento da mortalidade geral em Portugal.
Fact Check

Covid fez 152 vítimas mortais em Portugal?

Acórdão de Tribunal Administrativo de Lisboa refere dados da DGS. O número é real, mas diz respeito a uma pequena fração do total de certidões de óbito por Covid no último ano e meio.
Coronavírus

Mortalidade chegou a valores pré-pandemia em maio 

O número de mortes em maio foi superior ao verificado durante abril, mas longe do mês de janeiro, o pior mês desde o início da pandemia, em que morreram 19.641 pessoas.
Resposta Pronta

Desvio de funções dos médicos. "Vai causar mortes"

Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos queixa-se de desvios para áreas relacionadas com a Covid-19 e diz que a situação vai causar atrasos no acompanhamento e na resposta aos utentes.
Coronavírus

DGS: "Tudo pode ser feito desde que com contenção"

A diretora-geral da Saúde disse que este não é o momento para "morrer na praia" e lembrou que o ano de 2020 também trouxe coisas boas: a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sempre.
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade infantil mais baixa de sempre em 2020

Em 2020, a taxa de mortalidade infantil foi a mais baixa de sempre em Portugal. Morreram menos 41 crianças com idade inferior 1 ano do que em 2019, o que corresponde a uma taxa de 2,4%.
Coronavírus

UE. Excesso de mortalidade recua no início do ano

Depois de picos de crescimento de 41% em novembro e de 30% em dezembro de 2020, o excesso de mortalidade na União Europeia começou a cair em janeiro (16%) e em fevereiro (5%).
Noticiário

9h. Mortes por gravidez. Pior balanço em 30 anos

Entre 2018 e 2019 morreram 27 mulheres em Portugal por complicações na gravidez. Para o médico obstetra no Hospital de Santa Maria Miguel Oliveira da Silva, os números são "gravíssimos".
Coronavírus

Mortalidade na mudança para março inferior à média

Entre 22 e 28 de fevereiro houve 2.506 mortes, menos oito do que a média, e entre 1 e 7 de março houve 2.299. A maior parte das mortes (81,7%) esteve concentrada nas regiões de Lisboa, Norte e Centro.
Natalidade

Demografia. Saldo natural agrava-se em 2020 

Portugal registou 84.558 nados-vivos e 123.467 óbitos em 2020. São menos 2.468 nascimentos e mais 11.176 mortos. A diferença entre nascimentos e mortes é negativa há 12 anos e piorou no ano transato.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer reduzir mortalidade do cancro da mama

"A OMS está a lançar uma nova iniciativa global contra o cancro da mama para reduzir a mortalidade em 2,5% por ano até 2040, salvando 2,5 milhões de vidas", afirmou o diretor-geral da organização.
Ébola

Ébola. Guiné-Conacri lança campanha de vacinação 

A Guiné-Conacri recebeu mais de 11.000 vacinas contra o Ébola, vírus que pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Será administrada aos doentes de Ébola e seus contactos, num total de 371 pessoas.
Mortalidade

Pico do excesso de mortes foi atingido em novembro

Dados do Eurostat mostram que, em 2020, o mês em que a mortalidade mais ficou acima da média de anos anteriores foi novembro, quer na média da União Europeia, quer em Portugal.
Fact Check

Portugal nunca foi "o pior" no avanço da pandemia?

Post afirma que Portugal está 26.º do mundo "em gravidade", mas com base no número total de casos. Mas este valor não permite avaliar a situação epidemiológica já que depende do número de habitantes.
Mortalidade

Mortalidade em 2020 foi 10,6% superior à média

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, as 101.669 mortes em Portugal desde o começo da pandemia, em março, até ao dia 31 de dezembro constituem um excesso de 13.495 mortes face à média
Pandemia

Os números que ficam

Ao contrário do que se poderia pensar há uns meses, a Suécia fecha o ano de 2020 com um incremento de mortalidade global significativamente mais baixo do que o português.
Coronavírus

Excesso de mortalidade de 13,6% durante a pandemia

Em dez meses de pandemia, morreram mais 11.736 pessoas em Portugal, um excesso de mortalidade de 13,6% do que seria expectado para a altura. 59% das mortes deveram-se à Covid-19.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.