686kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mortalidade

Sinistralidade Rodoviária

ANSR: 12 pessoas atropeladas por dia

No primeiro semestre do ano, em média, morreram 12 pessoas atropeladas por dia. Os despistes são a principal causa de mortes. O número de atropelamentos, feridos graves e feridos ligeiros subiu.
Sociedade

INE. Portugal tem em junho excesso de mortalidade

O indicador de excesso de mortalidade calculado pelo Eurostat compara o número de óbitos registado em cada mês nos países da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça com o número médio mensal.
Afogamento

60 pessoas morreram afogadas este ano

A maior parte dos afogamentos ocorreu em rios sem vigilância, durante banhos de lazer. Mais de metade das vítimas eram homens e tinham mais de 40 anos.
Organização Mundial de Saúde

337 milhões de anos foram perdidos com a Covid-19

A OMS estima que houve um excesso de mortalidade de 15 milhões de pessoas, causadas direta ou indiretamente pela pandemia. Segundo a organização, o consumo de álcool diminuiu entre 2010 e 2019.
Noticiário

9h. Alunos portugueses melhoram leitura

O estudo internacional PIRLS avalia a literacia dos alunos e conclui que os alunos portugueses estão melhores na leitura. Ainda neste jornal, OMS alerta que adoçantes podem aumentar a mortalidade.
Mortalidade

Mortalidade em Portugal baixou 12,1% em abril 

A mortalidade em Portugal diminuiu 12,1% em abril, face ao mesmo mês do ano passado, após serem assinalados 8.949 óbitos. Comparativamente a março deste ano, verificou-se igualmente um decréscimo.
Saúde

Mortalidade infantil. Números são "baixíssimos"

Mortalidade infantil aumentou, mas ministro da Saúde entende que números são "baixíssimos". Ordem dos Médicos quer DGS a criar grupo de trabalho para analisar dados.
Crianças

Taxa de mortalidade infantil aumentou em 2022

Com os nascimentos a aumentar 5,1%, em 2022, morreram 217 crianças em Portugal com menos de um ano, traduzindo-se na subida da taxa de mortalidade infantil de 2,4 para 2,6 óbitos por mil nados-vivos.
Macau

Macau. Mortalidade em 2022 foi a maior desde 1991

Em contrapartida a natalidade situou-se em 6,4 (por mil habitantes), sendo a mais baixa desde 1985. o número de nascimentos totalizou no ano passado 4.344, ou seja, menos 682 em termos anuais.
Gripe

Gripe. Excesso de mortalidade acima dos 85 anos

Nas últimas semanas tem-se verificado um aumento dos casos positivos para o vírus da gripe do tipo B e mantém-se a tendência decrescente de internamentos por vírus sincicial respiratório (RSV).
Mortalidade

INSA deteta excesso de mortalidade em dezembro

Instituto Ricardo Jorge confirmou um excesso de mortalidade entre 28 de novembro e 18 de dezembro: morreram mais 1.146 pessoas do que se esperava. Aumento da gripe aconteceu mais cedo e pode explicar.
Saúde Pública

Países Lusófonos diminuem mortalidade infantil 

Dados da ONU mostram que todos os países lusófonos baixaram a taxa de mortalidade mas alguns ainda contribuem para as tendências atuais que levarão à morte de 48 milhões de crianças até 2030.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Mortalidade. Conclusões para quando?

Está a morrer mais gente do que antes da pandemia e muito acima das expectativas das autoridades de saúde. O assunto está a ser estudado mas os resultados tardam em aparecer e as soluções também.
Mortalidade

Houve mais 15 mil mortes do que esperado em 2022

Houve mais 15 mil óbitos ao longo do ano de 2022 do que era esperado pelas autoridades de saúde. No total, morreram quase 125 mil pessoas. É o terceiro ano acima dos 120 mil.
Mortalidade

Dias de dezembro com excesso de mortalidade

Em dezembro deste ano (até dia 21) já morreram mais 593 pessoas do que em período homólogo, o que significa, em média, mais 28 óbitos por dia. O dia 07 foi o que registou maior percentagem de excesso.
União Europeia

UE. Excesso de mortalidade aumentou em outubro

Este indicador havia registado uma quebra em agosto e em setembro, depois de um pico de +17% em julho, o valor mais elevado até ao momento em 2022 e "excecionalmente alto para o mês de julho"
Mortalidade

Mortalidade acima do esperado no Norte e Lisboa  

Dos episódios de urgência por síndrome gripal, 48,7% ocorreram abaixo dos 18 anos, assinalando que os valores apresentados são inferiores aos das épocas anteriores a 2020 em todos os grupos etários.
Mortalidade

Número de mortes em novembro diminiu 2,5%

No mês passado, no qual o número de mortes devido a Covid-19 representou 2,2% do total, o INE registou 10.150 óbitos, mais 632 do que em outubro, mas menos 255 do que em novembro de 2021.
Sida

Sida mata mais de 300 crianças e jovens por dia

Relatório revela ainda que que 310 mil crianças e jovens até aos 19 anos foram infetadas recentemente, elevando para 2,7 milhões o número de menores que vivem com VIH no mundo.
Mortalidade

Número de óbitos aumenta 8,7% em outubro

Nos primeiros 10 meses de 2022 registaram-se 102.272 óbitos, menos 1.036 do que no período homólogo de 2021 (-1,0%). Mas a mortalidade registada em outubro aumentou ligeiramente face a setembro.
Noticiário

16h. Troca de cadáveres no Hospital de Faro

Explicamos neste jornal o que se passou. PSD exige que o ministro da Saúde assuma a responsabilidade. E ainda: resumo do debate entre os 7 candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados.
Explicador

A que se deve o excesso de mortalidade?

Investigador Mário Amorim Lopes diz que envelhecimento e onda de calor não são justificação. Investigador Vasco Ricoca Peixoto defende uso de máscara nos transportes públicos para evitar "descontrolo"
Mortalidade

Envelhecimento não ampara excesso de mortalidade

Investigadores referem que "o impacto do envelhecimento" não justifica "tal magnitude de aumento de mortalidade", pois a estrutura etária da população não se alterou significativamente em dois anos.
Eurostat

UE regista pico de 15,8% de excesso de mortalidade

Novos dados do Eurostat revelam que excesso de mortalidade em julho é o valor mais alto do ano. Em Portugal fixou-se nos 28,8%, acima dos 6% de julho de 2021 e dos 26% do mesmo mês de 2020.
Mortalidade

Mortalidade com valores idênticos ao ano passado

Entre janeiro e agosto deste ano morreram 83.971 pessoas. Sobre o número de nascimentos, e em relação ao mês de julho 7.150 nados-vivos, um aumento de 2,0%.
Saúde

DGS reporta mais mortes maternas do que INE

Os números relevados pelo INE e pela DGS sobre as mortes maternas em Portugal de 2001 a 2018 não coincidem. Especialista sublinha que investigação permitiu detetar mais casos.
Bloco de Esquerda

Mortalidade materna. BE questiona Governo

O BE questionou o Ministério da Saúde sobre as medidas adotadas para implementar as recomendações do Relatório sobre Mortalidade Materna 2017-2018, "finalizado em janeiro de 2020".
Mortalidade

Estaremos a ficar emocionalmente embrutecidos?

Serão os socialmente mais desfavorecidos, que dependem da assistência social e do SNS em dificuldades? Quem está a morrer e porquê? Não haveria nada que pudesse ter sido feito para evitar tais mortes?
Mortalidade

Excesso de mortalidade "em linha" com a Europa?

Publicação indica que excesso de mortalidade em Portugal está a acontecer de forma idêntica em toda a Europa e sugere que se está perante o "genocídio dos povos europeus". Os dados não o confirmam.
Mortalidade

Estamos perante a maior mortalidade de sempre?

Mortalidade geral não é maior de sempre em Portugal: houve mais óbitos em 1923, revelam dados do INE. Mortes entre grávidas também foi maior em 1982. Não é a maior taxa de sempre.
Explicador

Mortalidade ligada aos problemas nas urgências?

Mortalidade infantil mais alta desde 2018. Pediatra e médicos de Saúde Publica acreditam que "não há ligação entre as mortes e os problemas com obstetrícia". Pedem ação política e mais informação
Noticiário

10h. Urgências encerradas não aumentam mortalidade

Médicos de Saúde Pública rejeitam ligação entre encerramento das urgências e aumento da mortalidade infantil. Ordem reúne-se com médicos que pediram escusa de responsabilidade e pede que sejam ouvidos
Mortalidade

Crianças. O que explica o aumento da mortalidade

Até julho morreram mais 37 bebés do que nos mesmos meses de 2021. Perfil de grávidas e bebés está a mudar, revela esboço de relatório de 2019 nunca publicado — DGS não diz se elaborou conclusões.
E o vencedor é...

Mais funcionários públicos, mas onde estão eles?

Derrocada da prestação de serviços públicos numa altura em que temos mais funcionários públicos. Calor e Covid não explicam excesso de mortalidade? Dois anos para chegar a estas conclusões.
A História do Dia

Há novas explicações para o excesso de mortalidade

O INSA está a analisar os dados da mortalidade. Os números altos podem estar ligados à dificuldade de acesso aos cuidados de saúde em tempos de pandemia, mas não são conclusões definitivas.
Mortalidade

Falhas na saúde podem explicar mortalidade a mais

Além da Covid e calor, lacunas deixadas pela pandemia no sistema de saúde podem justificar excesso de mortalidade — Portugal ultrapassa média da UE. Dados sobre causas específicas só chegam em 2024.
Mortalidade

Haverá mesmo excesso de mortalidade em 2022?

O excesso de mortalidade em 2022, do ponto de vista estatístico, apenas ocorreu em Junho e Julho associado às ondas de calor. Há um aumento natural de mortalidade pelo menos desde 2009.
Mortalidade

Batidos recordes de mortalidade em metade de julho

14 de julho foi o dia que registou uma percentagem maior de excesso de mortalidade embora se confirme que houve excesso de mortalidade em quase todos os dias do mês de julho.
Serviço Nacional de Saúde

Mortes silenciosas

Comparando esta Primavera com a média das Primaveras entre 2014 e 2019, vemos que houve um grande aumento do número de óbitos. Como é possível que o número de óbitos totais tenha aumentado 20%?
Mortalidade

Mortalidade materna. 76% tinha comorbilidades

A diretora-geral da Saúde revelou que os dados provisórios de 2020 demonstram que há "um envelhecimento da idade da gravidez que é mais notório nas mulheres que morreram".
Mortalidade

INSA: Mortalidade impossível de avaliar em meses

Presidente do INSA diz que a Covid-19 pode ter desequilibrado doenças crónicas. Reforça que a testagem foi fundamental e que sem ela "provavelmente haveria um excesso de mortalidade mais preocupante".
Explicador

"Excesso de mortalidade deve ser mais investigado"

"Falamos dos fogos e a saúde?" Bastonário da Ordem dos Médicos critica atuação do Governo: "Guerras ganham-se na prevenção". "Ainda estamos a reportar causas de morte de 2019", diz Gustavo Tato Borges

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.