266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Mortalidade

Resposta Pronta

Desvio de funções dos médicos. "Vai causar mortes"

Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos queixa-se de desvios para áreas relacionadas com a Covid-19 e diz que a situação vai causar atrasos no acompanhamento e na resposta aos utentes.
Coronavírus

DGS: "Tudo pode ser feito desde que com contenção"

595
A diretora-geral da Saúde disse que este não é o momento para "morrer na praia" e lembrou que o ano de 2020 também trouxe coisas boas: a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sempre.
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade infantil mais baixa de sempre em 2020

Em 2020, a taxa de mortalidade infantil foi a mais baixa de sempre em Portugal. Morreram menos 41 crianças com idade inferior 1 ano do que em 2019, o que corresponde a uma taxa de 2,4%.
Coronavírus

UE. Excesso de mortalidade recua no início do ano

Depois de picos de crescimento de 41% em novembro e de 30% em dezembro de 2020, o excesso de mortalidade na União Europeia começou a cair em janeiro (16%) e em fevereiro (5%).
Noticiário

9h. Mortes por gravidez. Pior balanço em 30 anos

Entre 2018 e 2019 morreram 27 mulheres em Portugal por complicações na gravidez. Para o médico obstetra no Hospital de Santa Maria Miguel Oliveira da Silva, os números são "gravíssimos".
Coronavírus

Mortalidade na mudança para março inferior à média

Entre 22 e 28 de fevereiro houve 2.506 mortes, menos oito do que a média, e entre 1 e 7 de março houve 2.299. A maior parte das mortes (81,7%) esteve concentrada nas regiões de Lisboa, Norte e Centro.
Natalidade

Demografia. Saldo natural agrava-se em 2020 

171
Portugal registou 84.558 nados-vivos e 123.467 óbitos em 2020. São menos 2.468 nascimentos e mais 11.176 mortos. A diferença entre nascimentos e mortes é negativa há 12 anos e piorou no ano transato.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer reduzir mortalidade do cancro da mama

"A OMS está a lançar uma nova iniciativa global contra o cancro da mama para reduzir a mortalidade em 2,5% por ano até 2040, salvando 2,5 milhões de vidas", afirmou o diretor-geral da organização.
Ébola

Ébola. Guiné-Conacri lança campanha de vacinação 

A Guiné-Conacri recebeu mais de 11.000 vacinas contra o Ébola, vírus que pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Será administrada aos doentes de Ébola e seus contactos, num total de 371 pessoas.
Mortalidade

Pico do excesso de mortes foi atingido em novembro

Dados do Eurostat mostram que, em 2020, o mês em que a mortalidade mais ficou acima da média de anos anteriores foi novembro, quer na média da União Europeia, quer em Portugal.
Fact Check

Portugal nunca foi "o pior" no avanço da pandemia?

160
Post afirma que Portugal está 26.º do mundo "em gravidade", mas com base no número total de casos. Mas este valor não permite avaliar a situação epidemiológica já que depende do número de habitantes.
Mortalidade

Mortalidade em 2020 foi 10,6% superior à média

163
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, as 101.669 mortes em Portugal desde o começo da pandemia, em março, até ao dia 31 de dezembro constituem um excesso de 13.495 mortes face à média
Pandemia

Os números que ficam

315
Ao contrário do que se poderia pensar há uns meses, a Suécia fecha o ano de 2020 com um incremento de mortalidade global significativamente mais baixo do que o português.
Coronavírus

Excesso de mortalidade de 13,6% durante a pandemia

210
Em dez meses de pandemia, morreram mais 11.736 pessoas em Portugal, um excesso de mortalidade de 13,6% do que seria expectado para a altura. 59% das mortes deveram-se à Covid-19.
Noticiário

8h. Há 100 anos que não morria tanta gente

3721
Morreram 123 mil portugueses em 2020. Um número mais alto só se encontra recuando a 1920, no final da passagem da Gripe Espanhola. Contas feitas pelo Jornal de Notícias.
Coronavírus

INSA aponta quatro picos de mortalidade

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) revelou que em Portugal houve quatro picos de mortalidade desde março, mês em que chegou a pandemia. Houve mais 5.763 mortos do que se estimava.
Iémen

Mais de 5.000 mortos no Iémen desde final de 2018

O balanço é feito pelo Conselho Norueguês de Refugiados, que avança que apesar do acordo de cessar-fogo reconhecido pelos rebeldes Huthis, a província de Hodeida tem registado um aumento na violência.
Pandemia

O vírus, a vacina e o excesso de mortalidade /premium

De todos os grupos excluídos sem motivo explícito mas pela mera força das circunstâncias, são as idosas que enchem os mal-afamados «lares» quem mais se arrisca a ser entregues à sua triste sorte.
Coronavírus

Covid-19 justifica menos de metade das mortes

507
Segundo a análise publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, das 1.132 mortes acima da média que se verificaram entre 5 de outubro e 1 de novembro, apenas 526 foram atribuídas a Covid-19.
Cancro

Cancro. Falta de médicos afeta mortalidade

A presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia criticou a paragem dos rastreios ao cancro no país, defendendo que irá "trazer consequências graves para as curvas de sobrevivência".
Greve

Greves hospitalares têm impacto na mortalidade 

Um estudo da Universidade Nova SBE estima um aumento da mortalidade quando ocorrem greves hospitalares. O estudo não encontrou ainda evidências de que as greves antecipem altas.
Coronavírus

Pandemia explica apenas 27,5% da mortalidade 

876
As mortes de Covid-19, entre 2 de março e 18 de outubro, apenas explicam em 27,5% o acréscimo da mortalidade. Foram registados mais 7.936 óbitos, sendo que de Covid faleceram 2.198 pessoas.
Coronavírus

Covid-19: morreram mais 7.474 pessoas em Portugal

264
Desde o início da pandemia em Portugal e até 4 de outubro, morreram mas 7.474 pessoas em Portugal face à média em período homólogo dos últimos cinco anos. Corresponde a um aumento de 11%.
Coronavírus

Já se registaram 1.007.849 mortes por Covid-19

A pandemia de Covid-19 já matou 1.077.849 pessoas desde que foi registado o primeiro caso. O número de infeções aproxima-se dos 38 milhões, enquanto há cerca de 26 milhões curados.
Pandemia

Os portugueses que morrem  /premium

1926
O “novo normal” é conversa de bandido, e apontar exemplos estrangeiros da barbárie é acentuá-la. Uma sociedade civilizada não deixa morrer jovialmente pessoas que teriam cinco, vinte anos pela frente.
Resposta Pronta

"Temos de estar preparados para o pior cenário"

539
Mortalidade subiu 10%. António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, não espera melhores cenários e realça a importância em perceber a "origem do aumento de novos casos". 
Coronavírus

Peru é o país com maior mortalidade do mundo

Bélgica corrigiu dados e Peru tornou-se o país com a maior mortalidade do mundo por Covid-19. É já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, acumulando mais de 607 mil infetados.
Mortalidade

Deputada pede explicações sobre mortes maternas  

"Em pleno século XXI e ao contrário do que se poderia esperar, o número de mulheres mortas devido a complicações durante a gravidez, parto e pós-parto tem vindo a aumentar", afirma.
Mortalidade

Mortalidade de julho. Pandemia, calor e que mais? /premium

Tirando as mortes por Covid-19, julho apresenta muito mais mortes do que a média dos anos anteriores — mais 2.000. A explicação não se conhece, mas não são só os impactos da pandemia e do calor.
Coronavírus

Covid-19. Idade é o maior fator na mortalidade

A idade é o fator que mais peso tem na mortalidade por Covid-19. Das doenças preexistentes as que mais aumentam o risco de morte são as cardíacas e renais.
Doenças

Hepatite.Portugal com elevada taxa de mortalidade 

Portugal era, em 2017, o 10.º país da União Europeia (UE) com a taxa de mortalidade mais elevada por hepatite, ao registar perto de nove mortes por milhão de habitantes.
Mortalidade

Calor e falhas na saúde fazem disparar mortalidade

6569
Nos primeiros 15 dias de julho morreram 4.721 pessoas no País — desde 2013 que o número não era tão alto. Calor e falhas no acesso aos cuidados de saúde, provocadas pela Covid, podem explicar aumento.
Ambiente

Colheita mecânica de azeitonas perturba aves

437
A colheita mecânica noturna de azeitonas nos olivais superintensivos provoca perturbação e mortalidade de aves, que indica que as medidas de mitigação se revelaram ineficazes.
Coronavírus

O excesso de mortalidade /premium

258
Não é que a DGS ignore o «excesso de mortalidade» mas por alguma razão o oculta, e entre 19 de Março e 22 de Abril ela foi três a cinco vezes superior aos óbitos por Covid-19. Importa saber porquê.
Mortalidade

Mortalidade infantil caiu para metade em 20 anos 

Entre 1998 e 2018, a taxa de mortalidade infantil na União Europeia passou de 6,6 mortes por cada mil nados-vivos para 3,4. Já em Portugal, o número passou de 6,0 para 3,3 mortes.
Saúde

Mortalidade de grávidas. Marta Temido chamada à AR

130
A Comissão Parlamentar de Saúde aprovou esta quarta-feira um requerimento do BE e outro do PSD, que pedem a audição de Graça Freitas e Marta Temido sobre o aumento da mortalidade infantil e materna.
Saúde da Mulher

Gravidez. Mortes de mulheres quase duplicam 

4964
No ano passado, morreram 17 mulheres por complicações na gravidez, no parto ou no pós-parto. No ano anterior, tinham sido 9. Direção-Geral da Saúde diz que está a investigar as causas.
Saúde

Os espaços verdes nas cidades podem salvar vidas

623
Um estudo revela que viver perto de espaços verdes nas cidades reduz a incidência de doenças mentais e protege contra a mortalidade prematura.
Natalidade

Há menos um terço de crianças e jovens em Portugal

Portugal perdeu um terço da população infantil e juvenil nos últimos 30 anos. Apesar de a taxa de mortalidade ter diminuído, registam-se cada vez menos nascimentos e o aumento da idade das mães.
Mortalidade

23 mil pessoas com menos de 70 anos morrem por ano

Registaram-se 23.306 óbitos em pessoas com menos de 70 anos, mais de 20% do total da mortalidade. Das mais de 23 mil mortes prematuras, o maior número de casos é por doenças oncológicas.
Mortalidade

Mortalidade infantil em Portugal é das mais baixas

450
Segundo dados da OMS e UNICEF, Portugal tem uma das taxas de mortalidade mais baixas de crianças até aos cinco anos. O Japão e a Islândia são os países que apresentam a taxa mais baixa.
Infância

UE. Mortalidade infantil. Portugal abaixo da média

A taxa de mortalidade infantil na União Europeia fixou-se, em 2017, nas 3,6 mortes por mil nados-vivos, com Portugal a registar um valor abaixo da média (2,7 por mil).
Saúde da Mulher

País caiu para cauda da UE em mortalidade materna

531
Em 2017 morreram nove mulheres durante a gravidez, parto ou pós-parto. A mortalidade materna não estava tão alta desde 1991. Em 2016, Portugal já era o quarto pior país da UE neste índice.
Mortalidade

Luto. O meu filho morreu antes de nascer /premium

10559
Acontece em 3 em cada 1000 gravidezes, mas é encarado como um tabu. Os casais que perdem filhos antes do nascimento lidam com um luto que a sociedade tende a desvalorizar. E muitas vezes sem apoio.
Mediterrâneo

ONG acusam UE das mortes no Mediterrâneo

Organizações como Oxfam, Human Rights Watch ou Médicos Sem Fronteiras recordam que desde janeiro de 2018 "pelo menos" 2.500 pessoas morreram no Mediterrâneo e "os líderes da UE foram cúmplices".
Saúde

E se não pudermos baixar a mortalidade infantil? /premium

164
A subida da taxa em 2018 levou o Presidente da República a dizer que pode estar em causa uma conquista de abril, mas a DGS garante que os números são normais. O que pode, afinal, ser mudado?
Mortalidade

Marcelo preocupado com mortalidade infantil

166
Perante o aumento da mortalidade infantil, Marcelo Rebelo de Sousa defende que é necessário apurar causas para que "não se volte a repetir no futuro" a subida do número de mortes no 1º ano de vida.
Mortalidade

Mortalidade infantil. Ordem quer apurar causas

230
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
Direção Geral da Saúde

Mortalidade infantil subiu 26% em 2018

3304
Fonte da Direção-Geral de Saúde admite serem "números preocupantes". Comunicado oficial desvaloriza e fala em estabilização: desde 2013 que os registos apontam para três mortes por 1.000 nados-vivos.
Mortalidade

Números de mortalidade infantil em queda acentuada

As estatísticas demográficas indicam que morreram 229 crianças em 2017, menos 53 em relação ao ano anterior. Segundo o INE, é "o valor mais baixo registado em Portugal desde que há registos".
Moçambique

Mortes pelo VIH baixam para menos de 70 mil

As mortes por doenças associadas ao VIH/Sida em Moçambique baixaram para 69.843 em 2017 face a 73.248 em 2016 e 79.124 em 2015, indicam dados do Conselho Nacional de Combate à Sida.
Nigéria

Cólera. 31 mortes na Nigéria

Um surto de cólera no nordeste da Nigéria provocou 31 mortos entre 5 e 17 de setembro, segundo o ministério da Saúde do estado de Borno, que assinala ainda a existência de 1.533 casos suspeitos.
Mortalidade

ONU. Mortalidade infantil continua "inaceitável"

A mortalidade infantil no mundo apresenta melhorias assinaláveis desde 1990, mas a situação permanece inaceitável, alertou ONU ao divulgar um relatório produzido por várias das suas agências.
Mortalidade

ONU pede menos austeridade ao Brasil

Especialistas da ONU em Direitos Humanos instaram o Governo brasileiro a rever o seu programa de austeridade económica devido ao aumento da taxa de mortalidade infantil no país.
Mortalidade

Calor vai aumentar mortalidade de forma drástica

Segundo o estudo dirigido pela Universidade de Monash, num cenário extremo, vai haver um aumento de 471% das mortes por ondas de calor em três cidades australianas: Brisbane, Sydney e Melbourne.
Índia

Mau tempo na Índia causa 42 mortos e 47 feridos

Pelo menos 42 pessoas morreram e 47 ficaram feridas nas últimas 24 horas, na Índia, na sequência das fortes chuvas e ventos que já causaram quase 200 mortes este mês, confirmaram as autoridades.
UNICEF

Mortalidade infantil crítica em 4 países lusófonos

Portugal está bem colocado no índice, mas há quatro países lusófonos entre os 25 que apresentam as piores taxas de mortalidade infantil.
Bebés

Todos os anos morrem 2,6 milhões de recém-nascidos

Um relatório da UNICEF revela que todos os dias morrem 7 mil recém nascidos e que 80% dessas mortes se devem a nascimentos prematuros, complicações durante o parto ou infecções.
Drogas

Mortes por overdose baixaram em 2016

Em 2016, morreram em Portugal 27 pessoas devido a uma overdose. Este valor regista uma diminuição de 33% face a 2015, depois de dois anos em que o número de mortes subiu.
UNICEF

Portugal: 200 novos bebés no dia 1 de janeiro

O novo ano vai começar com cerca de 386 mil nascimentos em todo o mundo. Embora tenham sido avaliados 185 países, mais de metade dos nascimentos acontecerá em apenas nove deles.
Cabo Verde

Cabo Verde. Objetivo é mortalidade zero nos partos

A representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, defendeu esta segunda-feira que o país tem condições para alcançar uma mortalidade materno-infantil zero.
Mortalidade

Morrem 7 mil recém-nascidos por dia

Em 2016, 15 mil crianças morreram antes dos cinco anos. Na África subsariana, morre um recém-nascido em cada 36. Na Europa, morre um em cada 333.
União Europeia

UE apoia Guiné-Bissau com 22 milhões de euros

A União Europeia anunciou que vai continuar a apoiar o programa para redução da mortalidade infantil e das mulheres na Guiné-Bissau com um financiamento de cerca de 22 milhões de euros.
Estradas

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos

Mais acidentes, mais mortos, mais feridos graves, mais feridos ligeiros. O pior distrito é o Porto, seguido de Setúbal e Lisboa.
Mortalidade

Esperança de vida à nascença melhorou no país todo

A esperança de vida à nascença melhorou em todas as regiões do país nos últimos seis anos, sendo estimada em 80 anos para o total da população, revela o INE.
Índia

Índia. Morte de recém-nascidos leva a investigação

Um surto de mortalidade infantil está a levar as autoridades indianas a investigar alguns hospitais. Em causa está a morte de dezenas de crianças recém-nascidas por alegada falta de oxigénio.
Alimentação

Excesso de hidratos prejudica mais do que gordura

1016
Um estudo conclui que um elevado consumo de hidratos de carbono é pior para a saúde do que um elevado consumo de gorduras. A conclusão diz que não há ligação entre mais mortalidade com mais gorduras.
Mortalidade

Suicídios

1017
Passos Coelho fez mal e já pediu desculpa. Talvez este infeliz deslize sirva para que os políticos, jornaleiros e jornalistas passem a ter mais cuidado e respeito quando comentarem mortes ou suicídios
Organização Mundial de Saúde

Combate à mortalidade materna é prioridade

A redução da mortalidade materna e o combate à desnutrição crónica devem merecer maior atenção em Moçambique, defende a representante da OMS no país.
Luanda

Partos em casa é das principais causas de morte

Malária, hemorragias, infeções generalizadas e a escolha por partos domiciliares são as principais causas de mortalidade materna identificadas pelas unidades hospitalares do município de Luanda.
Poluição

Poluição já matou mais de 1,7 milhões de crianças

Mais de 1,7 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem, por ano, devido a doenças relacionadas com problemas ambientais, como poluição do ar ou exposição a produtos químicos, denunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Moçambique

Moçambique registou 42 mortes no Natal e Ano Novo

Moçambique registou 42 mortes na quadra de Natal e Ano Novo, a maioria em acidentes de viação, que tiveram uma redução, ao contrário dos casos de violência sexual e doméstica que aumentaram.
Angola

Mortalidade infantil em Angola diminui

O número de crianças angolanas que morrem antes dos cinco anos de 44 por cada mil nados vivos, uma redução significativa comparativamente aos últimos cinco anos.
Rússia

Rússia. Cerveja aumenta esperança média de vida

186
Estudo de uma universidade norte-americana diz que medidas que datam da União Soviética para implantar o consumo de cerveja em detrimento da vodca, estão a aumentar esperança média de vida na Rússia.
China

Pelo menos 13 mortos após supertufão na China

O supertufão Meranti causou pelo menos 13 mortos à sua passagem pela China, havendo ainda outras 14 pessoas desaparecidas. Antes de atingir a China, passou por Taiwan onde fez um morto.
Angola

Redução da mortalidade infantil tem de acelerar

Unicef diz que para alcançar o objetivo de reduzir para 25 em cada mil o número de mortes de menores de cinco anos é necessário acelerar a redução da mortalidade infantil.
Fotogaleria

Esta mulher está morta. 32 fotografias post-mortem

2272
Na época vitoriana, as famílias abastadas fotografavam os mortos quando faziam o luto. Mórbido Talvez, mas era a única recordação numa época com mortalidade elevada. Veja 32 imagens aqui.
Sociedade

Mulheres vivem quase mais 6 anos que os homens

A esperança de vida à nascença nas mulheres em Portugal é, em média, superior em quase seis anos à dos homens, mas a expetativa de vida de ambos os sexos tem vindo a aproximar-se, segundo dados oficiais.
Obesidade

Relação entre morte e obesidade foi subestimada

Um novo estudo concluiu que as anteriores investigações sobre nutrição subestimaram a relação entre mortalidade e obesidade porque se basearam no peso unicamente no momento da análise.
Exercício

Passar muito tempo sentado pode não ser tão mau 

Os malefícios de passar horas à secretária têm sido largamente falados mas, segundo um novo estudo, a questão não é tão trágica como parece. O problema não está propriamente no estar sentado.
País

Atividade gripal aproxima-se do fim

O Instituto Ricardo Jorge (INSA) informa que a atividade gripal se está a aproximar do fim. Desde o início da época foram admitidos em Cuidados Intensivos 84 doentes com gripe. 14 morreram.
Saúde

Mortalidade infantil desce. Só a prematura preocupa

Apesar da ligeira melhoria que se tem registado, há ainda muitos portugueses que morrem prematuramente e que não chegam a festejar os 70 anos de idade. Mortalidade infantil voltou a descer em 2014.
Saúde

DGS desvaloriza mortalidade excessiva

"Não estamos perante um fenómeno inesperado", disse Francisco George esta terça-feira, explicando que a mortalidade tem altos e baixos ao longo do ano.
A página está a demorar muito tempo.