A Siemens Portugal vai modernizar, a partir de 2022, quatro pórticos do terminal de contentores do Porto de Leixões, em Matosinhos, aumentando a sua eficiência energética e reduzindo os custos de manutenção, adiantou esta quarta-feira.

Em comunicado, a Siemens explicou que com esta intervenção o terminal de Leixões conseguirá prolongar o tempo de vida destes pórticos e aumentar a segurança na operação das máquinas.

Os pórticos serão equipados com novos sistemas de alarme para deteção de incêndios e sistemas de acesso de operadores via RFID (Radio Frequency Identification).

A par destas intervenções, a Siemens Portugal vai fornecer ainda sistemas anticolisão e de supervisão embarcados e remotos”, referiu.

Este projeto incluiu também a substituição dos sistemas de acionamento pelos novos inversores de última geração e mais eficientes, salientou a multinacional.

“É um reconhecimento (…) da capacidade, know-how e experiência da equipa da Siemens, que vai implementar e comissionar todo o projeto e respetivos sistemas, sendo ainda responsável pelo desenvolvimento de serviços de engenharia, do software dos controladores, dos sistemas a fornecer e pela programação dos acionamentos”, disse Luís Bastos, responsável pela Digital Industries da Siemens Portugal, citado na nota de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa da Siemens responsável por este projeto — do Cranes Engineering Hub — foi responsável pela intervenção e modernização de cerca de 100 pórticos em dez países: Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, França, Roménia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Moçambique e Aruba.

O Terminal de Contentores de Leixões (Yilport Leixões) é a sociedade concessionária da atividade de movimentação de contentores do Porto de Leixões.

No ano passado, este terminal movimentou mais de 530.000 contentores, revelou a multinacional.