O caso GameStop pôs o Reddit nas bocas do mundo em janeiro, e Jen Wong, chefe de operações da rede social norte-americana, sabe disse. “Têm sido uns incríveis 12/18 meses”, assumiu calmamente quando subiu ao palco principal da Web Summit, que está a decorrer em Lisboa. Agora, a líder da plataforma onde a maior parte das pessoas está sob anonimato quer mostrar como isso pode ser bom para quem quer fazer publicidade.

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Em janeiro, foi num “subreddit” (o nome dados aos fóruns temáticos sobre os mais diversos temas que há nesta plataforma) da rede social, chamado de “wallstreetbets”, que um pequeno grupo de utilizadores criou um movimento de milhões de pessoas que começaram a comprar ações da empresa de retalho de videojogos que fez aumentar em mais de 400% o preço da Gamestop. Porém, para Wong, isso mostra apenas como a rede social que ajuda a liderar consegue “empoderar qualquer pessoa”. “Nem sequer está no top 50 dos maiores subreddits”, referiu.

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Apesar de Wong não se ter debruçado muito sobre o caso do “wallstreetbets” no palco central da Web Summit, foi num dos secundários, no “Q&A”, que desenvolveu mais um pouco esta ideia de “empoderamento” que a plataforma dá aos utilizadores. “Toda a gente percebeu o que aconteceu na crise económica? Não, mas no [subreddit] ‘wallstreebets’ encontra-se quem tenha pretendido aprender mais”, exemplificou.

Por outras palavras, como exemplificou Wong, a plataforma incentiva a que os utilizadores queiram aprender mais e dá-lhes ferramentas para isso. Quais? “As outras pessoas” que também partilham as suas experiências neste serviço. “Vê-se todo o tipo de pessoas e culturas no Reddit”, disse a líder de operações, revelando que o atual desafio da rede social é lidar com “o crescimento”. “Mais de metade dos utilizadores não falam inglês” e isso mostra como o Reddit vai ter de controlar com mais atenção estes fenómenos que surgem na rede social. Porém, também deixa o aviso: “Isso é bom para os anunciantes”.

[No futuro] Espero que estejamos em todos os países e sejamos tão importantes para o mundo que não fala inglês como somos para o que fala”, referiu Wong.

Devido à génese do Reddit — que agrega subfóruns sobre praticamente todos os temas — há muitos mercados de nicho. “Há desde os apaixonados de história até aos de construções de madeira” e “o negócio dos anúncios é construído à volta disso”. Para Wong, essa é a oportunidade que os “grandes anunciantes”, assim “como os locais”, podem explorar. Mesmo assim, a chefe de operações da plataforma avisa quem quer fazer publicidade que “não pode tratar os utilizadores como se não soubessem nada”. “Façam-lhes perguntas”, exemplificou.

O Reddit vai evoluir de um local de conversas altruístas para um sítio onde as comunidades podem crescer”, disse Wong.

A sustentar esta ambição, Wong disse que a rede social é diferente apesar de estar “interconectada” — “temos os mesmos servidores”, gracejou — com outros serviços, como o Facebook ou o Twitter. Contudo, “todos querem os utilizadores” do Reddit, mesmo que sejam anónimos, disse a executiva, porque, no caso desta rede social, quem a visita “fá-lo intencionalmente”. “[As pessoas] vão à procura de algo, não abrem a app” só porque sim, disse a responsável numa alusão aos concorrentes.

No futuro, mesmo tendo já “cerca de 500 milhões de utilizadores”, a génese da plataforma não deverá mudar muito. “A nossa crença é que não se deve dar dados pessoais para poder aceder a conteúdos”, referiu, adicionando que a empresa “conhece os interesses gerais, mas é tudo anónimo”. Mesmo assim, há “oportunidades” para os anunciantes poderem chegar a estas pessoas, refere.