789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

The Ivens: expedições a África sem sair de Lisboa e um design a pedir atenção

Este artigo tem mais de 2 anos

Plantas tropicais, cadeirões de veludo, mas também padrões explosivos e um restaurante que não acaba. O novo hotel de cinco estrelas no Chiado, The Ivens, faz dos hóspedes autênticos exploradores.

21 fotos

A receção está propositadamente escondida na mezzanine para que o primeiro embate seja com o lobby intimista e ao estilo colonial, onde os tons quentes predominam e os bagageiros de serviço em fardas beges dão as boas-vindas aos hóspedes. O hotel de cinco estrelas The Ivens, que abriu as portas em regime de soft opening em setembro a tempo de uma concorrida Web Summit, é o novo inquilino da cidade e ocupa o antigo edifício da Rádio Renascença. São 87 quartos — incluindo 10 suites com uma vista desafogada para o rio e para uma Lisboa surpreendentemente silenciosa — e foram sensivelmente seis anos de obras profundas que culminaram na conjugação estética de duas figuras na área do design de interiores.

Mas antes da imagética dos diferentes ambientes, a inspiração: o hotel situado no Chiado fica no cruzamento entre duas ruas batizadas em homenagem a uma dupla de exploradores, Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo, conhecidos por nos finais do século XIX (mais concretamente em 1877) terem feito uma expedição científica, na companhia do major Serpa Pinto, para explorar os territórios entre Angola e Moçambique e as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze — chegaram a estar perdidos durante mais de 40 dias na selva, mas descoberto o trilho de volta à capital portuguesa trouxeram consigo desenhos, plantas e até fósseis de animais desconhecidos (da expedição resulta a obra De Benguela às Terras de Iaca). Já a expedição datada de 1884 foi importante para a elaboração do famoso “mapa cor-de-rosa”.

De volta a 2021, primeiro surge o hotel, depois a zona de restauração com três espaços e ambientes distintos que, por enquanto, servem os hóspedes que pernoitam — a abertura do Rocco ao público, que compreende o bar principal, o Crudo Bar e o restaurante italiano, acontece até 15 de dezembro. A receção, os quartos e os corredores envolventes ficaram ao cuidado do atelier da decoradora Cristina Matos que ao projeto dedicou um total de cinco anos.

Existem ao todo 87 quartos, incluindo 10 suites. Ficaram a cargo da decoradora Cristina Matos

© Francisco Nogueira / www.francisconogueira.com

A inspiração, diz, foi “tão rica” que teve dificuldades em saber por onde começar. Concluído o trabalho fica evidente que o tema foi tratado de forma subtil, com detalhes que vão contando um pouco da história aqui e acolá. Ei-los, os tons mais neutros nos quartos de pé direito alto e adornados por papéis de parede que ora ocupam tetos, ora fazem as vezes de mesas de cabeceira, mas também os adereços simbólicos, desde figuras de animais e livros específicos a colares com grandes missangas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais representativos serão certamente os desenhos emoldurados retirados de dois livros assinados por Ivens e Capelo, que a decoradora adquiriu em leilão e que se encontram espalhados pelos corredores. Também a estátua de um macaco trabalhado em resina, junto à receção onde os espelhos dominam e prolongam o espaço curto, é destacada — foi adquirida em Paris e, se a Cristina Matos não falha a memória, já na altura lhe chamavam “Fernando”.

No lobby, onde se sente o “cheiro The Ivens” que a gestão encomendou a uma empresa de marketing olfativo (é o primeiro hotel com amenities da marca Jo Malone), a conversa é outra e o cunho do arquiteto Lázaro Rosa-Violán — também responsável pelo projeto JNcQUOI — é evidente e extensível à zona da restauração que tem uma identidade independente e, no futuro, quer ter vida além do hotel. Aliás, a entrada principal do edifício dá acesso ao Rocco, sendo aquela do lobby bastante mais discreta.

O Rocco divide-se em três espaços: bar principal, com uma prateleira vertical, Crudo Bar, dedicado aos mariscos, e o restaurante apostado nos pratos italianos

Francisco Nogueira

Na área dos comes e bebes, surge primeiro o bar envolvido por uma extensa prateleira vertical e pela garrafeira omnipresente que ocupa parte das paredes que o rodeiam. Aí servem-se cocktails ao balcão, mas também saladas, sanduíches e alguns pratos portugueses (seja disso exemplo o bacalhau à brás), mas também queijos, charcutaria e um presunto que é laminado no momento. O ambiente mais informal é sucedido pelo Crudo Bar onde o grande enfoque é o marisco e as bolhinhas em forma de champanhe e espumante — as ostras serão abertas no momento, ou ao balcão ou nas escadas que funcionam como lugares sentados como se estivéssemos num anfiteatro. O ambiente pisca o olho ao mar e às viagens, com uma ligeira influência do sul de França e de Itália que se cruza com a estética dos anos 60 espelhada nas muitas fotografias e quadros que forram as paredes.

A caminho do restaurante propriamente dito, onde a cozinha italiana é “prima donna”, está uma zona que no futuro terá um DJ que apenas trabalha com discos de vinil (John Player Special será esperado todas as sextas e sábados). Já na sala principal, que acomoda até 56 lugares, há três grandes ambientes: a garrafeira com a estação de trabalho do sommelier, a zona grill que terá também uma área para carnes maturadas e, do lado oposto, a cozinha de onde saem as pastas frescas e pratos clássicos italianos como o ossobuco — e antes do copo de vinho, é provável que surja primeiro o negroni, o cocktail feito de vermute, gin e Campari. O projeto gastronómico está a cargo do grupo português Plateform.

No exterior, ainda por estrear, está uma esplanada que, na verdade, é um jardim de inverno decorado com uma fonte em mármore descoberta no sul de França e que, para aqui chegar, viajou de grua e obrigou ao corte da rua que dá acesso ao hotel. Destaque ainda para a casa de banho partilhada, localizada num piso inferior, onde a explosão de padrões e cores é evidente e o casório com loiça de banho vintage uma vantagem.

A casa de banho resulta de uma explosão de padrões e tem a assinatura do arquiteto Lázaro Rosa-Violán

Francisco Nogueira

As fardas dos colaboradores foram todas feitas pelo designer português Pedro Feio e foram exclusivamente desenhadas para o hotel — eles usam fatos em linho e elas “um vestido muito à safari” e botas da vizinha Sapataria do Carmo, explica Mariana Buisel, diretora de operações. Questionada sobre se o tema do The Ivens pode ferir suscetibilidades, Buisel diz que o projeto foca-se no sentido da “descoberta” e é, em parte, um “agradecimento” ao espírito de pessoas como Ivens e Capelo. “Depois de uma pandemia temos é de explorar”, continua, esclarecendo que o hotel — cujos três proprietários portugueses, Carlos Ornelas, Gonçalo Dias e Henrique Mesquita, são os responsáveis pelo também vizinho LX Boutique Hotel — era suposto abrir em fevereiro de 2020. A unidade de cinco estrelas é ainda um franchise da cadeia Marriott.

Quartos premium a partir de 550 euros por noite em quarto duplo com pequeno-almoço incluído; suites a partir de 750 euros e signature suite desde 1.030 euros. Rua Capelo N. 9, Lisboa Portugal. Tel.: 210 543 135 / 213 474 394; book@theivenshotel.com

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora