776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rio dramatiza: votar em Rangel é desperdiçar derradeira "oportunidade" de derrotar Costa

Este artigo tem mais de 2 anos

Líder do PSD despediu-se da Madeira, ponto estratégico nestas diretas, com críticas renovadas a Rangel e a Costa. Jardim ajudou à festa e voltou a tentar colar Rangel ao passismo do "genocídio social"

Eleições Diretas PSD: Rui Rio, atual líder e recandidato à liderança do Partido Social Democrata - PSD - completa o seu programa oficial na Madeira com uma sessão de esclarecimentos com os militantes do partido. Nesta sessão fez-se acompanhar por Pedro Coelho, Presidente da Câmara de Lobos e Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira. 23 de Novembro de 2021 Câmara de Lobos, Madeira TOMÁS SILVA/OBSERVADOR
i

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Piscar de olho aos quase 3 mil militantes madeirenses, um trunfo chamado Alberto João Jardim, tiro a Rangel, tiro a Costa, certidão de óbito passada à ‘geringonça’. Foi esta a fórmula que Rui Rio escolheu para se despedir da Madeira naquela que foi a primeira e penúltima grande ação de campanha interna do líder social-democrata antes das próximas eleições diretas. Uma fórmula que pode ser resumida em três ideias: António Costa não pode continuar a condenar o país à estagnação; só Rio está preparado para devolver o PSD ao poder; e votar em Rangel, vai dizendo o líder social-democrata, é manter os socialistas no poder.

Com uma casa bem composta — cerca de 140 pessoas assistiram à intervenção de Rui Rio –, com Pedro Coelho, presidente da Câmara de Lobos, e Alberto João Jardim a fazerem o aquecimento, o líder social-democrata arrancou ao ataque.

“Tenho de mostrar aos portugueses e aos militantes do PSD quem é o melhor primeiro-ministro de Portugal. Quem não está verdadeiramente preparado é quem pensa que se pode preparar em 60 dias. O que está em causa é escolher o candidato a primeiro-ministro e não aquele que está em melhores condições de dizer mal do primeiro-ministro em funções.”

A receita não era nova nesta disputa interna, mas Rio não desarmou e carregou na dramatização: ele representa o “voto certo”; Rangel representa a certeza de que António Costa continua no poder. Se os sociais-democratas preferirem o segundo ao primeiro, podem hipotecar tudo. “É evidente o desgaste do PS. Os militantes do PSD estão conscientes de que não podemos perder esta oportunidade”, reforçou Rio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O caminho para ganhar as legislativas, de resto, está traçado há muito: rumar ao centro e em força, insiste o líder social-democrata. “O PSD é um partido social-democrata, não é um partido de esquerda, nem de direita. É um partido de centro. Tem todas as hipóteses de ganhar pelo recentramento que fez. Não podemos estar concentrados à nossa direita. Temos de ir ao centro buscar aqueles que tendo votado no PS e agora estão disponíveis para votar no PSD.”

A leitura de Rio é simples: há larga fatia de eleitorado flutuante, que vota ao centro, e que está insatisfeito com o rumo seguido até então por António Costa e que está disposto a dar uma hipótese aos sociais-democratas se o líder em funções for alguém com o perfil de Rui Rio e não de Paulo Rangel.

Uma ideia que permitiu a Rio nova referência ao seu adversário direto. Rangel tem insistido em tentar colar ao líder do PSD a imagem de ser o favorito dos socialistas, em teoria por representar menos riscos para o PS. Para Rio, é uma medalha. “Paulo Rangel, pode estar ciente: tenho ouvido muita gente do PS a dizer que se for eu o candidato do PSD não vota no PS e vota no PSD.”

Talvez por isso, para concretizar esse apelo ao eleitor desiludido, Rio tenha a sessão com militantes desta terça-feira para ir mais longe nas críticas à governação de António Costa, acusando o socialista de ter uma política económica “completamente errada”, que se dedica a aumentar o salário mínimo de forma administrativa sem cuidar de um crescimento sustentado que crie mais e melhor emprego, de não resolver, antes agravar, o drama da dívida pública, de contribuir de forma decisiva para o degradar dos serviços públicos, de privilegiar as grandes empresas (TAP, EDP, Novo Banco) enquanto estrangula as pequenas e médias, de fazer da descentralização verbo de encher, e de não ter uma uma visão reformista do país.

Em suma, sugeriu Rio, ao mesmo tempo que ia prometendo resolver os dossiês pendentes entre Administração Central e Governo Regional da Madeira (a questão do aeroporto e a ainda as obras do novo hospital do Funchal), Costa é uma fórmula politicamente esgotada, sem ideias para relançar o país, incapaz de avançar com uma revisão da Constituição da República e reformas do sistema eleitoral, Justiça, fiscal ou da Segurança Social que deem um novo horizonte ao país, e impossibilitado de renovar a solução que lhe permitiu governar nos últimos anos. “Não se pode reanimar algo que já morreu.”

Já na fase de perguntas e respostas — houve apenas três questões colocadas pela plateia –, Rio deixou uma nota mais pessoal que ajuda a perceber o processo de decisão do líder social-democrata quando decidiu ser recandidato à liderança do PSD mesmo sabendo que as estruturas do partido estavam e estão, em teoria, maioritariamente com Paulo Rangel. “Aquilo que mais desejo é não desiludir as pessoas”, deixou escapar. Resta saber se o resultado de sábado vai ou não evitar esse desfecho.

Eleições Diretas PSD: Rui Rio, atual líder e recandidato à liderança do Partido Social Democrata - PSD - completa o seu programa oficial na Madeira com uma sessão de esclarecimentos com os militantes do partido. Nesta sessão fez-se acompanhar por Pedro Coelho, Presidente da Câmara de Lobos e Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira. 23 de Novembro de 2021 Câmara de Lobos, Madeira TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Jardim diz que é tempo de parar de “brincar aos partidos”

Antes de Rio, já Pedro Coelho e Jardim tinham usado da palavra para mimar Paulo Rangel. Sem nunca referir Paulo Rangel, autarca de Câmara de Lobos cumpriu o papel que lhe estava destinado e defendeu que Rui Rio é o homem certo na hora certa.

“Os bons políticos não são aqueles que gritam e falam para as televisões. Quero um primeiro-ministro, não quero um comentador televisivo. Quero um executivo, um homem com provas dadas”, argumentou Coelho, recuperando uma crítica recorrente feita pelas tropas de Rio à falta de currículo de Paulo Rangel.

“A política portuguesa precisa de homens como Rui Rio: pessoas sérias, honestas, sem medo de criar inimigos, homem de convicções e põe sempre o país em primeiro lugar”, sintetizou.

Alberto João Jardim, que se tem destacado como um dos mais fervorosos apoiantes de Rui Rio e críticos de Paulo Rangel, não resistiu a distribuir novas e renovadas “bengaladas”, dizendo-se “estarrecido” com o facto de o eurodeputado minimizar as reformas propostas pelo líder social-democrata como se o país fosse só “beber e comer”.

Insistindo em tentar colar Rangel a uma suposta herança passista, a mesma que foi responsável pelo “genocídio social”, disse Jardim, imposto durante o governo de Pedro Passos Coelho, o ex-presidente do Governo Regional da Madeira insistiu que só Rio tem “preparação para desempenhar funções de primeiro-ministro” e que não era tempo de andar a “brincar aos partidos”.

“Sei que Rui Rio será um grande primeiro-ministro de Portugal. É um político de coluna e duro de roer. Eu tenho é medo de umas figurinhas que aí andam e que fazem da política um processo de tirar fotografias”, despediu-se, esfíngico, Alberto João Jardim.

Quanto a Rio, despedir-se-á da campanha com uma ação em Vila Nova de Gaia na sexta-feira, véspera de eleições. Depois disso, a palavra é devolvida aos militantes sociais-democratas.

Eleições Diretas PSD: Rui Rio, atual líder e recandidato à liderança do Partido Social Democrata - PSD - completa o seu programa oficial na Madeira com uma sessão de esclarecimentos com os militantes do partido. Nesta sessão fez-se acompanhar por Pedro Coelho, Presidente da Câmara de Lobos e Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira. 23 de Novembro de 2021 Câmara de Lobos, Madeira TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Eleições Diretas PSD: Rui Rio, atual líder e recandidato à liderança do Partido Social Democrata - PSD - completa o seu programa oficial na Madeira com uma sessão de esclarecimentos com os militantes do partido. Nesta sessão fez-se acompanhar por Pedro Coelho, Presidente da Câmara de Lobos e Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira. 23 de Novembro de 2021 Câmara de Lobos, Madeira TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora