771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Diretas PSD

PSD

PSD: Montenegro apresenta reforma dos estatutos

A Comissão Política Nacional do PSD vai apresentar a única proposta de revisão estatutária no 41º Congresso. Mudanças incluem Convenção Nacional, eleições locais em simultâneo e Regulamento Ético.
Diretas PSD

Oposição interna deixa Montenegro sem desculpas

Adversários internos de Montenegro não querem dar desculpas ao novo líder social-democrata. Liberdade de movimentos é total, tal como a responsabilidade: novo líder do PSD sem desculpas para falhar.
Vichyssoise

"Temido trata médicos como se fossem mercenários"

Em entrevista, Ricardo Baptista Leite critica resposta dada pela ministra aos problemas na Saúde e defende reforma profunda. Sobre PSD, diz que Montenegro tem legitimidade para afastar Mota Pinto.
Noticiário

16h. Votos-fantasma PSD. Aveiro aprova concelhia

Ao Observador, o líder distrital, Emídio Sousa, confirma que existiu um voto de confiança, mas que não chegou a ser votado. Apesar disso, foi aprovado pela mesa e a reunião seguiu.
Assembleia Da República

"A direção da bancada deve estar com Montenegro"

Hugo Carvalho foi apoiante de Jorge Moreira da Silva mas considera que o grupo parlamentar vai ser "um bom instrumento" para Luís Montenegro, embora admita mudanças na liderança.
PSD

Mota Pinto pressionado com referendo à eutanásia

Deputados do PSD tentaram saber o que fará Mota Pinto sobre referendo à eutanásia - que Montenegro quer e Rio não. Venceu a visão de Rio. Continuidade do líder parlamentar ainda é tema tabu.
CDS-PP

Novo PSD nada muda: CDS vai sozinho às Europeias

O líder do CDS revela, em conversa com o Observador no Congresso do PPE, que tem boas relações com Montenegro, mas que a nova liderança do PSD não altera a estratégia de fazer "prova de vida" em 2024.
Noticiário

2h. Militantes-fantasmas nas diretas do PSD

Os casos de irregularidades nas eleições diretas do PSD. Em alguma concelhias, Montenegro recolheu 100% dos votos, mas havia pessoas infetadas com Covid-19 que não foram votar
Diretas PSD

PSD. Votos-fantasma onde Montenegro teve 100%

Houve militantes que votaram Montenegro, mas que não sabiam: não estavam no concelho no dia das eleições ou estavam isoladas com Covid. Vimioso e Londres também deram problemas nas diretas do PSD
Diretas PSD

Rangel exigente e Rio silencioso na era Montenegro

Rio foi a Roterdão falar apenas cinco minutos e nada mais para evitar choques com Montenegro. Rangel quer vitória nas Europeias. Mota Pinto não falha palcos.
Explicador

PSD. "IL/Chega colocam novos desafios ao partido"

O politólogo André Azevedo Alves explica que, ao contrário do CDS, "o Chega e a IL mostram um posicionamento ideológico claro". Hugo Soares, deputado do PSD, destaca o "afastamento dos eleitores".
E o vencedor é...

Montenegro, um líder morto à nascença?

Expectativas baixais para o novo líder "podem ser vantagem". Almeida da Costa acha que os jornais trabalham como se fossem "O Preço Certo"? E a "ecologia radical" contra o automóvel na Almirante Reis.
Noticiário

7h. 27 tentam acordo a embargo ao petróleo russo

Objetivo da cimeira extraordinária é ultrapassar a resistência da Hungria, República Checa e Eslováquia. Libertação do Donbass é prioridade diz ministro das Relações Exteriores da Rússia.
Diretas PSD

Os doze trabalhos de Montenegro 

Unir o partido, relançar o PSD, recuperar nas sondagens, ganhar as europeias, resolver a relação com o grupo parlamentar e sobreviver para durar até às legislativas. Os próximos desafios de Montenegro
Diretas PSD

Contas finais. Sete curiosidades das diretas 

Montenegro teve o segundo melhor resultado em votos totais em Famalicão, concelhia de Moreira da Silva. Conseguiu mais votos que Rio nas reeleições, mas menos do que Rio em 2018 contra Santana.
Diretas PSD

O "matemático" que nem sempre soube fazer contas

O novo líder do PSD foi nadador-salvador quando era jovem e agora quer salvar o partido e o País. Resistente, chegou de derrota em derrota, à vitória final. A história do novo líder da oposição.
Reportagem Observador

Montenegro. "Emproa-se", mas não é "malandro"

O novo presidente do PSD viveu toda a infância em Espinho entre o futebol, a praia e a cozinha. Conhecido como "matemático", nem sempre soube fazer contas quando se aventurou na política
Noticiário

1h. Costa e Santos Silva saúdam Montenegro

O primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República recorreram ao Twitter para felicitar a vitória expressiva de Montenegro nas diretas do PSD.
Diretas PSD

Montenegro venceu. A defesa do trono começa agora

Novo líder do PSD conseguiu a vitória que perseguia e que lhe permite sonhar com dois anos com oposição interna manietada. Depois de esmagar adversário, objetivo legislativas 2026 torna-se mais fácil.
Reportagem Observador

Montenegro assegura: "Isto vai valer a pena"

Luís Montenegro assegura que esta vitória "vai valer a pena" e aponta a 2026, ainda que não fuja às responsabilidades em caso de derrota nas europeias. 
Diretas PSD

Moreira da Silva exige direito a voltar no futuro

O derrotado disse de várias formas que o sonho de liderar o PSD não acabou. Desvaloriza derrota com fraca mobilização e com chegada tardia. Em dia de final, acredita que só jogou a 1ª parte do jogo.
Reportagem Observador

Moreira da Silva derrotado sem "arrependimentos"

Jorge Moreira da Silva perdeu para Luís Montenegro nas diretas, mas sai de cabeça erguida. Garante união no partido, promete não abdicar das suas ideias e não fecha a porta a nova candidatura ao PSD.
Emissão Especial

"Vim para ser candidato a primeiro-ministro"

O agora líder do PSD começou o discurso dizendo que "hoje, quem venceu foi Portugal" e aponta a uma liderança de quatro anos: "eu vou ser candidato a primeiro-ministro". 
Emissão Especial

PSD. "Sem apoio de qualquer estrutura distrital"

Moreira da Silva admite a derrota e diz que a candidatura foi feita mesmo sabendo que "estava a desafiar probabilidades". Reforça a importância de "reformar o partido" perante um "problema estrutural"
Emissão Especial

Candidatura de Moreira da Silva assume derrota

Miguel Goulão, coordenador da campanha de Moreira da Silva, salienta que a sua lista "sabia das dificuldades", destacando o facto de "todos os dirigentes apoiarem Luís Montenegro".
Emissão Especial

Hugo Soares: "Montenegro é o novo líder do PSD"

O também ex-líder parlamentar e um dos homens da confiança de Luís Montenegro diz que o candidato já "é o novo líder do PSD" e acrescenta que "se prepara para ser o próximo primeiro-ministro". 
Emissão Especial

PSD. Quem é o verdadeiro candidato da renovação?

Ana Rita Cavaco afirma que apoiantes de Montenegro pertencem a um "status quo do qual os militantes se querem afastar". Miguel Morgado diz que simpatizantes de Moreira da Silva são "as pessoas de Rio"
Emissão Especial

"Rui Rio acha que o país o desperdiçou"

"Terminou a carreira política". Devia ter saído mais cedo? Rui Rio foi a "desculpa perfeita para uma direita sem ideias". A análise de Raquel Abecasis, Jorge Fernandes e Alexandre Homem Cristo.
Diretas PSD

Rio: adeus político de "consciência tranquila"

O presidente do PSD, Rui Rio, revelou este sábado, no Porto, que a sua vida política acaba com a eleição do novo presidente do partido, para a qual votou na sede da distrital.
Noticiário

17h. Ucrânia. Putin disposto a retomar negociações

Abertura do líder do Kremlin manifestada num telefonema com o presidente francês e com o chanceler alemão. Ainda neste jornal, os últimos apelos de Jorge Moreira da Silva e de Luís Montenegro.
Noticiário

8h. PSD escolhe hoje um novo líder

Dia de eleições diretas. Jorge Moreira da Silva ou Luís Montenegro, um deles vai suceder a Rui Rio. São mais de 44 mil os militantes chamados a votar.
Diretas PSD

Montenegro: "Estou aqui para ser PM"

Candidato à liderança do PSD diz que pretende ser "protagonista da alternativa política ao PS, liderada pelo PSD para governar Portugal". E garante: "não me desvio do foco".
Diretas PSD

Moreira da Silva confia em vitória igual a Cavaco

Candidato à liderança do PSD defende que o seu projeto para a liderança do PSD permite "refundar o partido e conseguir protagonizar uma alternativa e uma oposição ao PS".
Noticiário

00h. PSD. Campanha interna termina com apelos

Jorge Moreira da Silva diz que Luís Montenegro é apenas "solução tática", opositor pede votação expressiva para calar críticas de divisão no PSD. E, Zelenksy fala de situação "difícil" no Donbass.
Diretas PSD

PSD. Os bastidores da campanha de Luís Montenegro

A confiança na vitória, o número mágico para sábado (60%), o papão do rioísmo, o mudar de chip do passismo, o desejo de repetir Guterres e a certeza de que, ganhando, vai ter quem o queira derrubar.
Diretas PSD

Deputados em comício de Montenegro com carro da AR

Dois vice-presidentes da bancada do PSD utilizaram carro e motorista do grupo parlamentar da AR para se deslocarem a Penafiel, onde participaram num comício de um dos candidatos à liderança do PSD.
Diretas PSD

PSD. Os bastidores da campanha de Moreira da Silva

Moreira da Silva não tem estruturas, mas um exército de voluntários a trabalhar em call centers e redes sociais. Em busca do voto livre, de carro ou avião, insiste que a sua maior arma é a conversa.
Noticiário

3h. PSD. Nega ao Chega e promessas de reconstrução

Candidatos à liderança social-democrata fazem últimos apelos ao voto, antes das eleições diretas de 28 de maio. E ainda, Casa Branca lamenta bloqueio ao debate sobre uso de armas nos Estados Unidos.
Diretas PSD

PSD: Razões para o futuro

Ao fim de mais de 20 anos de socialismo, Portugal precisa de um partido reformista e inconformado, mas que não deixe ninguém para trás. A história mostra-nos que só o PSD consegue assumir este papel.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos