350kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Diretas PSD

Diretas PSD

As três falhas que explicam a queda de Rangel

As estruturas não responderam como se esperava e os militantes-base não falharam a Rio, que também teve os seus caciques. Rangel teve vários erros de cálculo e perdeu onde tinha obrigação de ganhar.
Reportagem Observador

“Rio sai legitimado”. A noite da derrota de Rangel

Contra tudo, Paulo Rangel sai derrotado das diretas do PSD. Depois do balde de água fria, o eurodeputado apela à unidade do partido e diz que Rio sai reforçado. Reportagem da noite de Paulo Rangel.
Diretas PSD

Cinco opiniões sobre a vitória de Rui Rio

André Azevedo Alves, Filomena Martins, Nuno Gonçalo Poças, Pedro Jorge Castro e Raquel Abecassis analisam as razões que levaram à reeleição de Rio e à derrota de Rangel e os desafios que se seguem.
Diretas PSD

Rangel não vai andar por aí, vai ficar por lá 

Candidato derrotado revela que já não será candidato uma terceira vez. Também não está disponível para ser oposição a Rio ou discutir lugares. O destino é só um: Bruxelas até 2024.
Diretas PSD

Rio continua de pé. Costa é o próximo a cair? 

Contra todas as expectativas, até as dos seus apoiantes mais próximos, Rio conseguiu bater de forma inequívoca Paulo Rangel. E já aponta diretamente a Costa. "Estou picado para ganhar as legislativas"
Reportagem Observador

"Estou picado". A noite da vitória de Rui Rio

Rui Rio foi recebido por centenas de apoiantes num hotel no Porto e garantiu: "Vou ganhar" o país e diz estar "picado" para ir à luta contra o Partido Socialista 
Emissão Especial

Rui Rio: “Eu vou ganhar as legislativas”

As legislativas foram ponto central no discurso: “vamos mudar de capítulo. Dia 30 de janeiro temos um desafio pela frente”. Rio deixou elogios a Rangel enaltecendo a "dignidade" na hora da derrota
Emissão Especial

Rui Rio “sai com mais força para as legislativas”

O candidato derrotado à liderança do PSD apela à "união" do partido para derrotar o "inimigo comum" PS nas legislativas.
Emissão Especial

"Rui Rio é quem mais fortalece o PSD face ao PS"

Para André Coelho Lima, apoiante de Rui Rio, o atual líder do PSD tem mais condições de levar o partido unido às legislativas.
Emissão Especial

"Vitória de Moedas deu força a Rangel"

Para a politóloga Mafalda Prata Fernandes, Rui Rio perdeu um partido "há muito dividido"
Emissão Especial

"Rio fez tudo para diluir a identidade do PSD"

Miguel Morgado considera que Paulo Rangel é a única candidatura capaz de se apresentar como "uma alternativa ao PS". O ex-deputado social-democrata critica a liderança de Rui Rio.
Comentário

"Um líder deve ter candidatos que refresquem a AR"

Para o publisher do Observador, José Manuel Fernandes, seja quem for o vencedor das diretas do PSD, deve trazer listas "menos óbvias" para as legislativas antecipadas.
Diretas PSD

Rio: "Estou picado para ganhar as legislativas" - como aconteceu

Paulo Rangel apela à unidade do partido para que Rio tenha uma "excelente vitória" nas legislativas. Rui Rio diz que "dirigentes concelhios e distritais têm de se ligar mais aos militantes."
Diretas PSD

Rangel acusa Rio de ser "suplemento" ao PS

Paulo Rangel salientou que os militantes do PSD vão tomar uma decisão na qual "está em causa uma verdadeira opção estratégica e fundamental".
Diretas PSD

Rio quer "recentrar o PSD" para vencer eleições

Rui Rio quer "voltar a pôr o PSD como um partido do centro, e não como um partido marcadamente de direita, que não é".
Observadores

Os bastidores das campanhas de Rio e Rangel

Rui Rio esteve na Madeira, queixou-se da viagem low cost e contou com a energia de Alberto João Jardim. Paulo Rangel andou pela zona de Lisboa e o seu almoço com Moedas obrigou-nos a uma aventura.
Diretas PSD

Os bastidores da campanha interna de Rio

As duas garrafas de champanhe, a quase desistência e as mágoas de um homem cada vez mais só no partido e cada vez mais convicto de que o país o deseja. Os três dias do Observador na campanha de Rio.
Diretas PSD

Os bastidores da campanha interna de Rangel

A estratégia e os sprints de Rangel na última semana. Apesar de favorito, eurodeputado acelerou e fez campanha como se já estivesse em legislativas. Os três dias do Observador na campanha de Rangel.
Diretas PSD

Mais de 100 dirigentes da JSD apoiam Rangel

107 dirigentes desta estrutura autónoma do partido assinam uma nota enviada à Lusa de apoio ao eurodeputado, entre os quais um vice-presidente, 11 presidentes de distritais e 74 líderes de concelhias.
Diretas PSD

O PSD e o caminho melhor

O contraste que Rangel poderá estabelecer com Costa nestes 60 dias não poderá ser mais forte: enquanto um postulará uma democracia liberal e tolerante, o outro oferecerá a mexicanização suave do país.
Diretas PSD

Rangel desvaloriza sondagens. "Falham muito"

"As sondagens são sondagens. No que vimos nas eleições autárquicas, elas falham muito e, muitas vezes, aqueles que estão com sondagens menos boas são os que ganham as eleições."
Diretas PSD

Rui Rio: saber com o que contar

O que diferencia Rio dos demais é que se interessa pouco com a popularidade e mais com a seriedade. Bem sei que estamos pouco habituados, mas creio que esse é o caminho para tirar Portugal do marasmo.
Diretas PSD

Rio diz que diretas vão mostrar tendências do PSD

"No sábado, a vitória vai ditar afinal como é que está o partido, está assim tão enquistado ou estão os militantes a comportarem-se de forma mais parecida com a sociedade portuguesa?"
Diretas PSD

Passos denuncia falsos apelos a voto em Rio

Pedro Passos Coelho salienta que, como militante do PSD, não deixará de "responsavelmente de participar na votação" de sábado, mas não manifestará apoio a nenhum candidato.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Paulo Rangel

Em entrevista ao Observador, Paulo Rangel garante que se for eleito líder do PSD tudo fará para dar uma maioria absoluta ao partido. Mas não se compromete com a demissão se perder legislativas.
Diretas PSD

Caciquismo? "Não está lá ninguém com pistola"

Em entrevista ao Observador, Paulo Rangel garante que se for eleito líder do PSD tudo fará para dar uma maioria absoluta ao partido. Mas não se compromete com a demissão se perder legislativas.
Noticiário

10h. Rangel. "Maioria absoluta não é obsessão"

Eurodeputado concretiza pouco as medidas que vai aplicar se vier a ser primeiro-ministro, mas promete prémios para alguns funcionários públicos e aumentos para professores e na saúde.
Carlos Moedas

PSD. Moedas recusa "tomar posição" sobre diretas

Carlos Moedas não quer comprometer-se com apoio formal a Rangel, mas reconhece que lhe deu "força". Passos Coelho e Cavaco Silva também não quiseram pronunciar-se sobre situação no partido.
PSD

PSD. Rangel admite "sintonia" com Moedas

Segundo avançou o Observador esta quarta-feira, Moedas e Rangel almoçaram juntos a pedido do presidente da câmara de Lisboa. Moedas tem decisão de voto tomada para o PSD.
Resposta Pronta

PSD. "Almoço de amigos? Ninguém acredita nisso"

Marques Mendes espera uma campanha "morna" e um partido "unido" para as legislativas. O ex-presidente do PSD comenta ainda o almoço entre Rangel e Moedas: "Almoço de amigos? Ninguém acredita nisso". 
Diretas PSD

Moedas convidou Rangel para almoçar em Lisboa

Horas depois de ter dito na Rádio Observador que já sabe em quem vai votar, o presidente da câmara de Lisboa encontrou-se num almoço com o candidato à liderança do PSD no Terreiro do Paço.
Rádio Observador

PSD. Em que difere Rio de Rangel? Ligue 910024185 

Depois de apresentadas as moções, o que separa Rui Rio de Paulo Rangel? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Diretas PSD

Rio dramatiza: votar Rangel é perder oportunidade

Líder do PSD despediu-se da Madeira, ponto estratégico nestas diretas, com críticas renovadas a Rangel e a Costa. Jardim ajudou à festa e voltou a tentar colar Rangel ao passismo do "genocídio social"
Diretas PSD

Rangel: Rio "é capaz de cair nos braços" de Costa

Eurodeputado critica adversário por estar disponível para viabilizar governo minoritário do PS e acusa-o de recorrer a ataques pessoais. Recebeu ainda o apoio público do líder distrital de Lisboa.
Diretas PSD

Rangel diz que Rio faz acusações "gratuitas"

O candidato à liderança do PSD diz que Rio faz afirmações "gratuitas" sobre a sua preparação para primeiro-ministro e devolve a acusação de ser contraditório. Defende que IRC venha para baixo dos 20%.
Diretas PSD

Rui Rio: "Rangel não sabe bem o que há-de dizer"

Rio entende que a insistência de Rangel em fazer dele uma espécie de candidato a número dois de Costa é mais um sintoma de falta de preparação. "Não sabe o que dizer e inventa essa", atirou.
Noticiário

10h. Justino acusa Rangel de falta de clareza

"Um nevoeiro imenso", diz o vice-presidente do PSD sobre a postura do adversário de Rui Rio. Já Leotão Amaro lança farpas a Rui Rio por admitir dar a mão ao PS. E ainda uma missão inédita da NASA.
Diretas PSD

O debate entre o ziguezagueante e candidato a vice

Os dois candidatos à liderança do PSD esgrimiram argumentos à vez e sem hipótese de réplica. Rio acusou o challenger de não ter preparação. Rangel disse que o líder só quer ser número dois de Costa.
Diretas PSD

Rio tenta acentuar diferenças. "Não sou fanfarrão"

Na Madeira, o líder do PSD procurou marcar as diferenças em relação à estratégia de Rangel: desvalorizar maioria absoluta, assumir disponibilidade para negociar e baixar as expectativas nas diretas.
Diretas PSD

PSD. Nuno Miguel Henriques desiste da corrida

Termina esta segunda-feira o prazo para a formalização das candidaturas à liderança do PSD, que têm de ser acompanhadas por pelo menos 1.500 assinaturas e uma moção de estratégia.
Diretas PSD

"PS nunca viabilizou governos minoritários do PSD"

O candidato à liderança do PSD quer baixar carga fiscal, criar agência contra a corrupção e comissão de ética no PSD. Rejeita pensar na governação como "tabuleiro de xadrez" e quer "maioria estável".
Noticiário

9h. Moção de Rangel vs. moção de Rio: o que dizem

A do adversário do atual líder foi conhecida só esta manhã, a poucas horas da formalização da candidatura. Diretas são no sábado. Aparelho do PSD continua nas mãos Rangel, mas Rio ganha terreno.
Noticiário

7h. Rangel continua na frente, mas Rio aproxima-se

O atual líder ainda luta por algumas concelhias e distritais importantes, mas as quatro maiores estão com o adversário. E ainda Portugal a fazer má figura no retrocesso da democracia.
A página está a demorar muito tempo.