O Google Showcase, apelidado em português como “Destaques Jornalísticos”, chega esta terça-feira a Portugal e o Observador é um dos órgãos de comunicação parceiros. Este serviço da gigante tecnológica norte-americana está integrado no Google News, uma plataforma da empresa na qual são apresentadas hiperligações de notícias locais e mundiais. Contudo, no “Destaques Jornalísticos”, são os jornais (publishers) que escolhem quais os artigos que aparecem em cada dia e não a gigante tecnológica.
Este serviço da Google foi lançado pela primeira vez em junho de 2020 na Alemanha, Austrália e Brasil. Atualmente, já chegou também à Índia, Japão, Áustria, Reino Unido, República Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá e Irlanda tendo mais de mil publicações parceiras. Em Portugal, incluindo o Observador, a Google assinou parcerias com 20 órgãos de comunicação social, que são: 4GNews, A Bola, A Voz de Trás-os-Montes, Açoriano Oriental, Diário As Beiras, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Diário do Minho, Dinheiro Vivo, Eco, IOL, Jornal da Madeira, Jornal de Notícias, Jornal do Centro, Jornal do Fundão, Mais Futebol, Mensageiro de Bragança, Notícias ao Minuto, O Jogo, O Jornal Económico, O Mirante, Observador, Público, Região de Leiria, The Portugal News, TSF, TVI24, Visão.
Como explica a Google, estas parcerias vão permitir mostrar pré-visualizações de artigos e ainda permitir acesso a publicações pagas — ou seja, que estão por detrás de uma paywall — na página de internet dos jornais parceiros. Por serem notícias escolhidas pelos órgãos de comunicação social, e não pela empresa norte-americana, os utilizadores da plataforma podem ver que artigos cada jornal quer realçar neste serviço.
Por sua vez, os publishers ganham acesso a esta plataforma e podem escolher como é que algumas das notícias que são publicadas são apresentadas nos Destaque Jornalísticos. Para aceder ao serviço, basta ir à página do Google News e carregar nesta nova opção.
Este serviço faz parte dos esforços da Google para pagar a órgãos de comunicação social para poder partilhar livremente os conteúdos que estes criam após anos de críticas por parte dos publishers. Em janeiro deste ano, a Google anunciou que fez uma parceria para os Destaques Jornalísticos com a Reuters. Em fevereiro, a empresa anunciou uma colaboração semelhantes com outro gigante da indústria dos media, a News Corp.
*Artigo atualizado às 10h26 com lista completa de meios parceiros divulgada esta manhã pela Google.