A poucas horas de aprovar a lista de candidatos a deputados pelo CDS, Francisco Rodrigues dos Santos começa a fechar os nomes da equipa que vai levar a votos nas próximas legislativas. Num momento em que ainda não se conhecem todos os cabeças de lista, existe, para já, uma certeza: a renovação será total.

Além de Francisco Rodrigues dos Santos, que será cabeça de lista do partido por Lisboa, o Observador apurou que José Ribeiro e Castro, antigo presidente do CDS, também vai ser candidato a deputado nestas eleições, número dois por Lisboa. Margarida Bentes Penedo será a número três da lista e Francisco Camacho, líder da JP, o quarto.

Filipa Correia Pinto, da direção de Rodrigues dos Santos, vai ser cabeça de lista do partido pelo Porto. Fernando Barbosa, coordenador autárquico nas últimas eleições, será segundo e Pedro Vilas Boas Tavares o terceiro da lista.

Paulo Areia de Carvalho, ex-deputado do CDS, candidato a Esposende nas últimas autárquicas, antigo vice-presidente do CDS no tempo de José Ribeiro e Castro e figura associada ao monteirismo, vai ser número 1 em Braga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, será o cabeça de lista do CDS por Aveiro. José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, é o número dois da equipa.

Cecília Anacoreta Correia, porta-voz do CDS e professora universitária na Faculdade de Direito de Lisboa, será cabeça de lista por Setúbal. Em Viana do Castelo, Joana Mendes, advogada, licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, será a cabeça de lista.

António Galvão Lucas, coordenador do gabinete de Estudos do CDS, gestor e empresário na área da comunicação e publicidade, será cabeça de lista por Leiria.

Em Coimbra, o cabeça de lista será Jorge Alexandre Almeida, professor universitário. Manuel Marques, jurista e presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, vai ser cabeça de lista em Viseu. Já Pedro Melo, vice-presidente do partido, é a primeira escolha em Santarém.

A independente Maria Inês Moreira, representante em Portugal da World Youth Alliance, vai ser cabeça de lista por Castelo Branco. Na Guarda, João Mário Amaral, empresário e presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, é a primeira escolha do partido.

Vítor Pimentel, empresário e presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega, será cabeça de lista por Vila Real. O advogado António Lemos Mendonça assumirá esse papel no círculo eleitoral de Bragança.

No Alentejo, três independentes: Ana Costa Freitas, reitora da Universidade, será cabeça de lista em Évora; Francisco Palma, empresário agrícola e presidente Associação Agricultores Baixo Alentejo, será número um em por Beja; e Bruno Batista, empresário, marketeer e ex-jornalista, por Portalegre.

José Pedro Caçorino, profissional de seguros, será a primeira escolha do partido no círculo eleitoral de Faro.

Rahim Ahmad, ex-membro do Conselho Diretivo do Sporting, será candidato pelo Círculo Fora da Europa; Francisca Sampaio, quadro da NATO em Bruxelas, doutoranda e especialista em Ciência Política e Relações Internacionais, será cabeça de lista pelo Círculo da Europa.

Em declarações aos jornalistas a partir da sede do CDS em Lisboa, Francisco Rodrigues dos Santos celebrou: “Hoje inicia-se um novo ciclo feliz na vida do CDS-Partido Popular, um partido refrescado, renovado, revigorado e com confiança no futuro”.

* Notícia atualizada com a informação de que José Ribeiro e Castro será candidato a deputado