O alemão Arne Barden, atual responsável da cadeia logística da FUSO, vai assumir no dia 1 de janeiro de 2022 a presidência executiva da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), com fábrica em Tramagal (Abrantes), anunciou esta sexta-feira a empresa.
O futuro CEO da fábrica instalada naquela localidade do distrito de Santarém, “possui uma extensa experiência internacional” e “está no Japão desde 2017, onde tem o cargo de diretor da cadeia de abastecimento da marca nipónica”, refere a multinacional, em comunicado.
Já o atual presidente, Jorge Rosa, no cargo desde 2005, “permanecerá na empresa para um período de transição até abril do próximo ano, data a partir da qual assume funções de representação externa da MFTE”, pode ler-se na nota informativa, que acrescenta que “a experiência adquirida ao longo de 42 anos na empresa e profundo conhecimento da realidade empresarial e económica portuguesa representam um valor acrescido para a nova administração”.
A Daimler Truck sublinha que, “nos 16 anos em que conduziu a estratégia da empresa, Jorge Rosa conseguiu vários sucessos, como a produção do modelo elétrico eCanter na MFTE e o projeto de neutralidade carbónica da fábrica no próximo ano, etapas importantes para um futuro sustentável e com produtos limpos, aos quais o novo CEO dará continuidade”.
Arne Barden, de 50 anos, atualmente responsável pela cadeia de logística da FUSO, entrou para a Daimler em 2001 e passou por vários países e cargos, tendo exercido a função de diretor de engenheira e manutenção industrial em duas fábricas do grupo, na Alemanha e na Índia.
Posteriormente, “trabalhou em Singapura e manteve uma relevante colaboração com a Daimler Truck Indonésia no lançamento de projetos de sucesso”, tendo feito notar que “os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e a forte capacidade de liderança demonstrada na gestão da crise nas cadeias logísticas e efeitos da pandemia foram fatores preponderantes para a escolha”.
A Mitsubishi Fuso Truck Europe emprega cerca de 480 trabalhadores e prevê fechar 2021 com uma produção a rondar as 10.000 unidades dos modelos Canter e eCanter, devendo atingir uma faturação superior a 200 milhões de euros.
A MFTE, empresa do grupo Daimler Truck, resultado da divisão do grupo Daimler, “é a líder mundial no mercado de pesados” e engloba sete marcas: Mercedes-Benz, FUSO, Setra, BharatBenz, Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses.