O Governo já terminou o processo de “avaliação e levantamento dos prejuízos” causados pelos ventos fortes que atingiram na sexta-feira a região de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém. O processo terminou ao final da tarde deste sábado. No entanto, as conclusões ainda não são conhecidas: o relatório dos prejuízos não será divulgado este sábado e não há previsão para quando tal possa acontecer. A informação é confirmada ao Observador por fonte oficial do Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura anunciou ao início da tarde deste sábado que seria a Direção Regional da Agricultura e Pescas (Drap) de Lisboa e Vale do Tejo a fazer essa avaliação. “Com base neste levantamento, o Ministério da Agricultura avaliará as medidas a adotar”, explicou o Ministério da Agricultura em resposta à Agência Lusa.

A tutela da ministra Maria do Céu Antunes indicou também que, ainda este sábado, a Drap disponibilizaria um link na sua página de internet na qual os agricultores poderão dar conta dos prejuízos. No entanto, o link ainda não está ativo devido a problemas técnicos. A informação é também confirmada ao Observador por fonte oficial do Ministério da Agricultura.

Os ventos fortes que se fizeram sentir na sexta-feira à tarde na zona de Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, causaram danificações em habitações, veículos e estufas e derrubaram cerca de 60 árvores em terrenos agrícolas e na via pública, bem como danos em postos de eletricidade e de comunicações, segundo a Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) precisou que “o fenómeno de ventos extremos” afetou em especial a localidade de Foros de Salvaterra, no concelho de Salvaterra de Magos, não existindo registo de feridos.

Câmara de Salvaterra inicia na segunda-feira limpeza dos detritos

O município de Salvaterra de Magos vai iniciar na segunda-feira as ações de limpeza dos detritos resultantes do mau tempo registado na sexta-feira, avançou à agência Lusa o presidente da Câmara, Hélder Esménio.

Felizmente, não se registaram feridos nem desalojados, o que se deveu também ao facto de o fenómeno ter passado numa zona periférica, tendo abrangido marginalmente Foros de Salvaterra”, adiantou o autarca.

O fenómeno localizado abrangeu também o nó de acesso à A13, onde se situa as instalações da Brigada de Trânsito da GNR, junto às quais ficaram danificadas três viaturas da instituição e cinco de civis.

Durante a tarde de sexta-feira, várias equipas da proteção civil municipal e de diversas entidades trabalharam para resolver os cortes de estrada, arranjo dos telhados e reposição da energia elétrica, que foi restabelecida antes das 22:00.

O temporal de chuva e vento extremo terá durado entre 25 e 30 minutos.

Artigo atualizado às 21h30 com a informação de que o processo de avaliação dos estragos já terminou