Aquilo que num outro contexto seria algo normal (e até recorrente, olhando para o que se costuma passar todos os anos) acabou por tornar-se um caso depois do Natal, depois dos vídeos partilhados pelas famílias de jogadores brasileiros amigos já dos tempos do Brasil e mais tarde em Portugal: Matheus Reis e Bruno Tabata, do Sporting; Lucas Veríssimo, do Benfica; e Lucas Fernandes, do Portimonense. Aliás, numa das publicações eram mesmo as mulheres dos jogadores que “brincavam” com a questão da rivalidade entre clubes lisboetas enquanto dançavam juntas num vídeo. As reações, essas, foram diferentes.

O segundo positivo menos de seis meses depois: Ugarte infetado com Covid-19

Do lado dos encarnados, a imprensa desportiva falou num mal estar causado pela presença do central na festa que, por ter tantas pessoas (pelo menos dez adultos e três crianças) e por estarem sem máscara, furava a “bolha” estabelecida pelos responsáveis numa altura em que os alarmes soaram com a infeção do lateral Grimaldo após o encontro no Dragão. Sem ser castigado, até por estar a trabalhar nesta altura à parte dos restantes companheiros a recuperar da lesão no joelho, Lucas Veríssimo foi ainda assim chamado à atenção para regrar um pouco mais o comportamento nesta fase em que os números disparam no País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rúben Amorim na antevisão do Sporting-Portimonense: “Olhamos para este jogo como se fosse uma final”

Da parte dos leões, Rúben Amorim, treinador da equipa verde e branca, acabou por desvalorizar a questão. “Não vejo nenhum problema, sou sincero. Há muitas outras famílias que se encontram. Penso que até foi a família do Pote que teve vários casos e por causa disso ele não pôde juntar-se a eles. Tanto quanto sei, estavam todos testados. Não me interessa se são jogadores do Benfica ou do Portimonense, eu também tenho amigos de outros clubes. Ao mesmo passam o Natal com alguém, isso é o mais importante. Não tive qualquer conversa sobre isso, o que interessa é eles terem um bom Natal”, comentou o técnico.

Em condições normais, este seria um “caso” que mal chegou a ser que estava arrumado. No entanto, quatro dias depois, os presentes acabaram por ter a pior “surpresa”: Lucas Fernandes falhou o jogo dos algarvios diante do Sporting por ter testado positivo a par do companheiro Moufi poucas horas antes do jogo em Alvalade e Bruno Tabata, que estava castigado após o vermelho frente ao Casa Pia e que tinha feito um teste antigénio negativo no regresso aos trabalhos, também testou positivo e está em isolamento.

Foi titular, decidiu o jogo em Penafiel, testou positivo: Tiago Tomás é mais uma baixa no Sporting por Covid-19

De recordar que o antigo avançado do Portimonense já tinha contraído Covid-19 em janeiro, altura em que falhou a Final Four da Taça da Liga conquistada pelo Sporting após triunfos com FC Porto e Sp. Braga. Além de Tabata, também Manuel Ugarte está em isolamento após ter testado positivo no regresso aos trabalhos dos leões, no domingo. Já Tiago Tomás teve alta e foi opção esta noite frente aos algarvios.