Já todos os territórios entraram em 2022, a Samoa Americana é o último território a alterar a página no calendário e com uma pequena viagem até Apia, a capital da Samoa independente, podem comemorar duas vezes a entrada no novo ano. Apia é dos primeiros territórios a mudar o calendário, Samoa Americana o último, distam apenas 80 quilómetros.

A diferença horária vigora apenas desde 2011, quando o governo das ilhas de Samora decidiu alterar o fuso horário do país justificando com a necessidade de ter estar num fuso horário mais próximo dos parceiros comerciais Austrália e Nova Zelândia. Nessa altura, os habitantes de Samoa viveram menos um dia em 2011: Não celebraram o dia 30 de dezembro de 2011, passaram diretamente de 29 para 31 de dezembro e entraram em 2012 antes de toda a gente.

Já este ano, o fogo de artifício nos Emirados Árabes Unidos bateu cinco recordes do Guinness com o fogo de artifício na noite de Ano Novo. Segundo informou a agência oficial de notícias dos Emirados Árabes Unidos WAM, o emirado de Ras Al Khaimah estabeleceu o primeiro recorde mundial para “a maior altura de um espetáculo de fogo de artifício com drones” ao formar uma torre de fogos de artifício com uma altura de 1.055,8 metros, excedendo o comprimento de qualquer arranha-céu do mundo.

O segundo registo foi alcançado na categoria “a maior quantidade de drones utilizados para lançar fogos de artifício ao mesmo tempo”, onde 452 drones lançaram fogo de artifício ao mesmo tempo para criar uma formação visual com a frase “Feliz Ano Novo” no céu do emirado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na véspera de Ano Novo de 2019, este emirado já tinha alcançado dois recordes do Guinness nas categorias de “a mais longa cadeia de fogos de artifício do mundo” e “os mais longos fogos de artifício em linha reta”.

Por outro lado, no Sheikh Zayed Festival, em Abu Dhabi, três novos recordes do Guinness Book foram também estabelecidos com as boas-vindas aos primeiros minutos do Ano Novo com uma queima de fogos de artifício que iluminou o céu sobre a área de Al Wathba por 40 minutos com várias formações e cores.

Neste festival o recorde de maior número de fogos de artifício foi quebrado em quantidade, tempo e forma.

Veja na fotogaleria acima imagens dos festejos em todo o mundo incluindo os que bateram recordes do Guinness.