O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garante que mais de 60% dos internados nos hospitais portugueses por Covid-19 não estão vacinados contra a doença.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, publicada esta terça-feira, Lacerda Sales falou sobre os internados pela doença, destacando a importância da vacinação:

Sabemos que das pessoas que estão nos hospitais, mais de 60% não estão vacinadas. Isto numa fase em que mais de 8,5 milhões de pessoas estão vacinadas. É uma adesão histórica.

O secretário de Estado da Saúde não especificou se os 60% incluem os internados em enfermaria ou se dizem respeito apenas aos internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), nem se a definição de não-vacinados incluía apenas os que não tomaram qualquer dose para a vacina ou também os doentes que não tenham o esquema vacinal completo.

As declarações de Lacerda Sales surgem um dia depois de o secretário de Estado ter corrigido uma informação que deu inicialmente de que os não-vacinados internados em UCI correspondiam a 90% dos casos. Na noite de segunda-feira, em entrevista à SIC, o secretário de Estado clarificou que o valor “diverge de instituição para instituição”. “Numa instituição poderá ser 90%, noutra 70%, noutra 58% ou 60%. É uma realidade heterogénea”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesse mesmo dia, horas antes, Lacerda Sales tinha apontado para 60% de não-vacinados entre todos os internados e 90% em UCI: “60% das pessoas que estão internadas — cerca de 60% em números também de grandes dimensões, como média — serão pessoas não vacinadas e quase 90% em unidades de cuidados intensivos”, disse, de acordo com a Agência Lusa.

Ainda na mesma entrevista ao Jornal de Notícias, o secretário de Estado afastou para já o cenário de imunização natural sugerido por alguns especialistas, perante as características da variante Ómicron. “A imunidade natural é sempre mais perigosa porque não sabemos como é que cada um reage à doença”, afirmou, reforçando que “a melhor arma que temos é a vacinação”.

*Notícia atualizada às 13h50 para incluir a informação de que Lacerda Sales já tinha falado em 60% de não-vacinados no dia anterior