885kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Site do jornal regional O Mirante também foi afetado pelo ataque informático contra Expresso e SIC

Este artigo tem mais de 2 anos

Site do jornal ribatejano faz parte da mesma rede que os sites da Impresa. Está indisponível e o jornal continua a dar notícias através das suas redes sociais.

Computer Hackers Meet For Annual Congress
i

Sites ligados à Impresa continuam indisponíveis

Getty Images

Sites ligados à Impresa continuam indisponíveis

Getty Images

O site do jornal regional O Mirante também foi afetado pelo ataque informático ao Expresso e à SIC. Tal como acontece com os sites dos dois órgãos, que pertencem ao grupo Impresa, não é possível aceder aos conteúdos da página, uma vez que está integrado na mesma rede.

Quem tenta aceder ao site do jornal depara-se agora com a mensagem que explica que está “temporariamente disponível” e que será “retomado logo que possível”, pedindo aos leitores que continuem a acompanhar as notícias nas redes sociais (o mesmo método que o Expresso está a usar para publicar notícias enquanto o site está em baixo).

O jornal ribatejano já tinha, no domingo, avisado no Facebook que tinha sido afetado pelo ataque. “O facto de O Mirante utilizar a plataforma digital do grupo também está a inviabilizar o nosso trabalho“, lia-se na publicação. “Como recurso, estamos a utilizar as nossas páginas nas redes sociais, nomeadamente do Facebook, para divulgar a informação mais relevante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Mirante lançou novos sites (diário e semanal) em 2016, como resultado de uma parceria com a Impresa. Até então, o Expresso já distribuía semanalmente o jornal regional. Com a parceria, o Mirante passou a usar a infraestrutura tecnológica e o mesmo backoffice da Impresa para melhorar a sua “resolução de imagem” e “ajustamento aos novos formatos móveis”, como explicava então o jornal da zona do Ribatejo.

O Mirante é, assim, mais um dos sites afetados pelo ataque do grupo de hackers conhecido como Lapsus Group, que estão a exigir o pagamento de um resgate para desbloquear o acesso.

Sites do jornal Expresso e da SIC hackeados com pedidos de resgate pelos piratas informáticos

O mesmo aconteceu à página de fotografia Olhares, também do grupo Impresa, embora nesse caso apareça a mensagem de ataque ‘ransomware’, como nos sites da SIC e do Expresso.

Página de fotografia “Olhares” alvo de ataque informático

O grupo Impresa já tinha emitido um comunicado em que diz estar a trabalhar “com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança, e apresentará uma queixa-crime”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.