Novak Djokovic pode estar isolado mas não é um caso isolado: esta sexta-feira, as autoridades australianas também cancelaram o visto de Renata Vorácová, uma tenista da República Checa que ia participar no Open da Austrália e que também está agora no Park Hotel, onde está o sérvio, sendo que dificilmente irá escapar à deportação.
O caso da atleta de 38 anos, contudo, é ainda mais rebuscado. Tal como Djokovic, também Vorácová garantiu uma isenção médica por parte da organização do Open da Austrália e dos dois painéis independentes que avaliam essas candidaturas. A tenista checa, porém, não escondeu a justificação para essa exceção: recuperou da Covid-19 há pouco tempo, ou seja, ainda não é elegível para receber as respetivas doses de vacinação, embora pudesse tê-lo feito anteriormente.
Mas ao contrário do que aconteceu com Djokovic, Renata Vorácová entrou na Austrália, passou o controlo de passaportes na chegada a Melbourne e até já disputou uma partida num dos torneios de preparação para o Grand Slam. Só agora, dias depois, é que as autoridades australianas voltaram atrás com a decisão e consideraram que a isenção médica atribuída à tenista checa não é válida, decretando o isolamento no hotel em que está Djokovic e emitindo uma ordem de deportação imediata. Tal como o sérvio, também Vorácová vai recorrer da decisão, ainda que a saída do país seja mesmo o cenário mais provável.
Entretanto, esta sexta-feira, Novak Djokovic deixou a primeira mensagem desde que está retido no Park Hotel. “Muito obrigado às pessoas do mundo inteiro pelo vosso apoio constante. Consigo senti-lo e é muito apreciado”, escreveu o tenista no Instagram. À margem do caso de Renata Vorácová e depois de Rafa Nadal já ter comentado a situação que o sérvio está a atravessar, também Nick Kyrgios, que é australiano, decidiu falar sobre o assunto — mas com uma opinião bem diferente da do espanhol.
“Acredito definitivamente em tomar atitudes, decidi vacinar-me por causa dos outros e pela saúde da minha mãe, mas a forma como estamos a lidar com a situação do Novak é muito, muito má. Estes memes, estas manchetes. É um dos grandes campeões mas, no final do dia, é humano. Façam melhor”, escreveu o tenista, tantas vezes crítico de Djokovic, no Twitter.
Look I definitely believe in taking action, I got vaccinated because of others and for my mums health, but how we are handling Novak’s situation is bad, really bad. Like these memes, headlines, this is one of our great champions but at the end of the day, he is human. Do better.
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) January 7, 2022