O pedido formal de extradição de João Rendeiro, transmitido por via diplomática, foi recebido esta quarta-feira pelas autoridades sul-africanas, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O referido pedido, formulado no prazo de 40 dias previsto no artigo 16.º da Convenção Europeia de Extradição, foi instruído em português com toda a documentação relevante e legalmente exigida e acompanhado de tradução”, explicou a PGR.

Julgamento de extradição de Rendeiro adiado. Nova sessão a 21 de janeiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A documentação inclui as três condenações do antigo banqueiro (uma transitada em julgado e duas ainda não transitadas), assim como os factos  relativos a inquérito instaurado em 2021 sobre crimes de branqueamento, descaminho, desobediência e falsificação de documento autêntico.

O julgamento do processo de extradição de João Rendeiro deveria ter começado a 10 de janeiro, mas a sessão teve de ser adiada para 21 de janeiro porque as autoridades portuguesas ainda não tinham feito chegar a documentação necessária. Legalmente, Portugal tinha até 20 de janeiro para apresentar toda o pedido formal de extradição.

Rendeiro permanece em prisão preventiva na cadeia de Westville.