Um golo de Iheanacho à passagem da meia-hora foi o suficiente para carimbar a vitória da Nigéria e a derrota do Egito na primeira jornada da fase de grupos da CAN. Mas o remate solitário do avançado do Leicester foi bem mais do que isso: e deixou Carlos Queiroz com uma margem de erro muito reduzida nas contas da competição.

Na sequência do desaire no arranque da CAN, o treinador português desagradou a toda a gente — aos adeptos, que mobilizam grande parte da opinião pública; e ao próprio governo do Egito, que tem uma influência relevante nas opções da Federação. Os primeiros demonstraram essas críticas ainda em campo, depois do apito final, exigindo justificações a Queiroz enquanto este se dirigia para o balneário. O segundo, através de declarações do ministro da Juventude e do Desporto, garantiu que a continuidade do técnico fica em causa se os oitavos de final não forem alcançados.

“Passos iniciais” para trás no arranque de Queiroz na CAN: houve um Salah perdido no meio de Super Águias em voo organizado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, era neste contexto complexo que o Egito defrontava este sábado a Guiné-Bissau — com a certeza de que, uma derrota e um eventual eliminação precoce, podia significar o despedimento de Carlos Queiroz sem que a participação no Mundial do Qatar estivesse ainda assegurada. Salah era naturalmente titular, assim como Elneny no meio-campo, e do outro lado apareciam Fali Candé, lateral esquerdo do Portimonense, e Bura, médio do Farense.

Guiné-Bissau e Egito mantiveram-se a zeros durante grande parte do jogo e o marcador só foi desbloqueado já a 20 minutos do fim, por intermédio do inevitável Salah: o avançado recebeu um cruzamento de Al-Sulaya na esquerda, já na grande área, e atirou de primeira para colocar a seleção de Carlos Queiroz a vencer (69′). A Guiné-Bissau ainda empatou a menos de 10 minutos do apito final, com um grande pontapé de Mama Baldé — jogador formado no Sporting que atua agora no Troyes — mas o golo foi anulado com recurso ao VAR devido a uma falta no início do lance.

O Egito segurou a vantagem até ao fim, conquistou a primeira vitória na atual edição da CAN, subiu ao segundo lugar do Grupo D e está novamente dentro das contas do apuramento para os oitavos de final, até porque a Nigéria bateu o Sudão. Os egípcios não morrem de amores por Carlos Queiroz e a relação entre a seleção africana e Carlos Queiroz não está fácil — ainda assim, por agora, um único golo serviu para segurar o treinador português.

Notícia corrigida às 10h de 16 de janeiro sem as declarações alegadamente proferidas por Mohamed Salah que foram entretanto desmentidas