Locais usados para acolher pessoas infetadas e em quarentena durante a pandemia da Covid-19 estão a ser agora utilizados em Timor-Leste para receber o grande número de doentes devido ao surto de dengue na capital, disse esta quarta-feira fonte oficial.

Estamos preocupados com a falta de espaço para acolher pacientes com dengue. E se Vera Cruz ficar sobrelotada poderemos vir a usar o espaço de Tasi Tolu, que é uma boa alternativa”, disse aos jornalistas a diretora-geral de Prestação de Serviços de Saúde, Odete Viegas.

O centro de Vera Cruz foi usado para acolher pacientes moderados e graves e o centro de Tasi Tolu foi usado para quarentena.

O país está atualmente com valores baixos de casos da Covid-19, com apenas 15 casos ativos em todo o país e sem qualquer hospitalização, com um total de 122 mortos e 19.866 casos registados desde o início da pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As novas medidas do Governo surgem quando as infraestruturas médicas da capital estão a esticar ao máximo para responder ao surto, que já causou 10 mortes no país desde o início do ano, o mesmo número de óbitos registado pela doença durante todo o ano de 2020 e menos um que em 2021.

Timor-Leste regista mais dois mortos em surto de dengue que assola o país

Dados do Ministério da Saúde indicam que desde 1 de janeiro já se registaram 593 casos, o que equivale a mais de metade dos 901 casos registados durante todo o ano passado.

O Ministério da Saúde registou quatro mortes em Ermera, duas em Covalima e Díli e uma cada em Ainaro e Bobonaro.

A taxa de mortalidade mais elevada, de 14,3% (mortos por número de casos), regista-se em Bobonaro, seguindo-se Covalima com 8,3% e Ermera com 7%, com a taxa de mortalidade a nível nacional a ser de 1,7% comparativamente aos 1,2% de 2021 ou 0,7% de 2020.

Além de problemas de infraestruturas, o sistema de saúde está a deparar-se com carências de médicos e outros profissionais de saúde, com a situação que se poderá “agravar”, segundo Odete Viegas, nos próximos meses.

Neste quadro, as autoridades estão a recorrer a organizações como a Cruz Vermelha de Timor-Leste (CVTL) e a médicos da brigada cubana.

Historicamente, os primeiros e os últimos meses do ano são os que registam maior incidência de dengue, devido à época das chuvas, quando os mosquitos proliferam.

Os dados do Governo mostram que o surto atual de dengue começou no início de dezembro, com 225 casos registados nesse mês.

A maioria dos casos (349) é febre dengue, com 31 casos de febre hemorrágica e 32 de “síndrome de dengue choque”, sendo estas duas as situações mais graves.

O relatório do Ministério da Saúde explica que a grande maioria dos casos afetam menores de 14 anos, com 45,7% dos casos registados em crianças com entre 5 e 14 anos, 34% entre crianças com idades entre 1 e 4 anos e 7,7% entre menores de 1 ano.

A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos Aedes, tem um período de incubação após a picada do inseto que pode variar entre três e 14 dias, sendo tipicamente de quatro a sete dias.

É geralmente acompanhada por sintomas como dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e articulares severas, glândulas inchadas, vómitos e erupções cutâneas, com casos que variam desde infeções assintomáticas a quadros febris e síndromes hemorrágicos com choque, os mais graves.

Ao contrário da dengue, Timor-Leste registou êxitos significativos no combate a outra doença transmitida por mosquitos, a malária, com o país sem registar qualquer morte desde 2017, zero casos em 2018 e 2019 e apenas três casos de infeção em 2020.