A Mini, marca britânica pertencente ao BMW Group, decidiu fazer do tejadilho do Cooper SE, o seu único modelo 100% eléctrico até ao momento, uma obra de arte. Para tal, numa continuação da parceria estabelecida com a Underdogs em 2021, desafiou quatro artistas a expressarem-se numa obra que pretende ser, simultaneamente, um hino à diversidade e à manifestação artística.

Na Mini acreditamos que, embora todos diferentes, somos muito mais fortes juntos. Assim, não só abraçamos, como celebramos as diferenças. A diversidade – de género, idade, cultura, identidade e orientação sexual e estilos de vida – faz parte do nosso ADN e é algo que queremos enaltecer, algo a que queremos dar voz”, destaca o brand manager da marca em Portugal, Pedro Faria.

Em resposta a este repto, surgiram quatro trabalhos assinados por Ana Humana, Fidel Évora, André da Loba e Tamara Alves, que pode ver na galeria. Cada um destes artistas verá a sua obra replicada em 25 unidades, o que significa que a Mini disponibilizará um total de 100 tejadilhos, podendo estes ser aplicados quer nos Cooper SE que já circulam por aí, quer nos novos.

Segundo a marca, o custo é de 750€, valor que inclui uma risografia idêntica ao tejadilho, assinada pelo artista. As reservas são efectuadas online e o lucro decorrente desta iniciativa será canalizado para “projectos de arte urbana em Portugal”, sem que a marca adiante mais detalhes a esse respeito.

O Mini Cooper SE, lançado em 2020, é comercializado em Portugal por valores a partir de 35.050€. A bateria de 28,9 kWh de capacidade útil alimenta o motor eléctrico de 135 kW (184 cv), permitindo-lhe percorrer até 233 km entre recargas. Autonomia esta que, naturalmente e como acontece com todos os eléctricos, dependerá do ritmo adoptado pelo condutor.

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