O Governo francês anunciou esta quinta-feira o fim de algumas restrições contra a Covid-19 a partir de fevereiro, como teletrabalho obrigatório ou lotação limitada de espaços fechados, com o passe vacinal a entrar em vigor segunda-feira.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, defendeu esta quinta-feira que a França atravessa “uma fase difícil” devido à quinta vaga da Covid-19, mas que as características da variante Ómicron, menos severa do que a variante Delta, fazem com que seja possível acabar já em fevereiro com algumas restrições adotadas no fim de dezembro do ano passado.

“Temos boas razões para esperar uma melhoria sanitária a médio prazo”, assegurou Jean Castex, em conferência de imprensa.

Assim, a partir de 2 de fevereiro, deixa de ser obrigatório o teletrabalho, acabam as limitações à lotação de salas de espetáculo e outros locais públicos, deixando também de ser obrigatório utilizar a máscara no exterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais tarde, a 16 de fevereiro, voltarão a abrir as discotecas e será novamente possível consumir de pé nos bares, anunciou ainda o Governo.

O fim destas restrições, segundo o primeiro-ministro, acontece porque vai entrar em vigor já na segunda-feira o passe vacinal, aprovado em difícil votação na Assembleia Nacional e no Senado, que na prática vai tornar a vacinação obrigatória para todas as pessoas com mais de 16 anos que queiram frequentar espaços públicos.

O ministro da Saúde, Olivier Véran, que também participou na conferência de imprensa desta quinta-feira, assegurou que este passe vigorará no país “o tempo que for necessário”, mas “não mais do que isso”, dando a entender que também esta regra será eliminada caso a situação pandémica melhore.

Apesar de a França estar a bater recordes de contaminações, com milhares de turmas sem aulas devido à Covid-19, o primeiro-ministro adiantou que no final de fevereiro o protocolo sanitário nas escolas será revisto e possivelmente aligeirado, se os dados continuarem a mostrar uma evolução positiva da pandemia.

Esta quinta-feira foram registados em França 425 mil novos casos diários de Covid-19, havendo quase 28 mil pessoas internadas nos hospitais. Morreram nas últimas 24 horas, 225 pessoas devido ao vírus.

A covid-19 provocou 5.553.124 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.