Rayan Awram acabou de ser resgatado, mas terá já saído sem vida. Os pais tinham sido chamados ao local e Rayan saiu do poço ao fim de 85 horas. A Casa Real marroquina anunciou que a criança de cinco anos não sobreviveu, tendo o rei Mohammed VI endereçado as suas condolências à família.

Quando saiu do poço não foi revelado o estado de saúde da criança, mas entretanto as autoridades marroquinas anunciaram a sua morte.

A criança de cinco anos caiu num poço há cinco dias. Prontos para socorrer Rayan nos primeiros instantes, os bombeiros aguardavam à entrada do túnel. No local estavam ambulâncias e um helicóptero, pronto para transportar a criança para o hospital. Os pais de Rayan já estavam no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A comunicação de que a criança estava sem vida não demorou. Nas redes sociais já são várias as mensagens de tristeza.

Mas foram muitos os cartoons ainda de esperança, que acabou à saída do túnel.

Foram muitos os cartoons de apoio, mas a história de Rayan acabou de forma trágica

O resgate sofreu esta manhã um atraso de cerca de três horas devido a uma rocha que dificultou a perfuração do túnel, adiantou a Efe. Segundo a agência de notícias espanhola, que citava o chefe da equipa de monitorização e vigilância do resgate, Abdelhadi Tamrani, no início desta manhã ainda faltavam cerca de três metros para chegar à cavidade onde Rayan se encontrava. Foram precisas mais umas quantas horas para que já depois das 20h30 (hora em Lisboa), Rayan saísse do túnel, de onde foi para uma ambulância que seguiu para um helicóptero para o transportar para o hospital.

Esta tinha sido a quarta noite que Rayan passou preso num poço em Ighran, uma pequena localidade na província de Chefchaouen, no norte de Marrocos. De acordo com as informações que foram sendo dadas, divulgadas pelo Le360, os trabalhos de resgate foram momentaneamente suspensos por perigo de derrocada, devido a um deslizamento de terra, mas foram retomados assim que os técnicos no local consideraram ser seguro.

Ao Observador, Mouden Abdeslam, guia turístico em Marrocos, dava conta que o resgate se encontrava numa fase avançada: “Agora desceram três pessoas e estão a trabalhar manualmente. Já retiraram as máquinas”. Os técnicos já estavam a escavar horizontalmente e então esperava-se que estariam a cerca de três metros da criança.

Três membros da equipa de resgate já terão descido e estão agora a escavar manualmente

Centenas de pessoas aguardam no local que o resgate seja concluído e, segundo com a Maghreb Arabe Press, está no terreno um helicóptero para levar a criança para o hospital assim que seja retirada do poço.

Marrocos. As imagens da complexa operação de resgate para salvar Rayan

Os trabalhos de resgate não pararam, e foi possível fazer chegar oxigénio e água à criança, que esteve consciente, descreve a Associated Press. Na sexta-feira, os trabalhos entraram no terceiro dia — e, à medida que a equipa de resgate se aproxima da criança, mais devagar prossegue a escavação, para evitar o colapso do terreno.

As autoridades envolvidas nos trabalhos de resgate usaram inicialmente uma corda para fazer descer um tubo com oxigénio e água, além de uma câmara de videovigilância para poderem monitorizar a criança, de acordo com a agência de notícias de Marrocos, MAP. “O diâmetro do poço é inferior a 45 centímetros“, descreveu o chefe da equipa de resgate, Abdelhabi Temrani, à estação de televisão AL Oula, para explicar as dificuldades de acesso.

Cinco retroescavadoras foram usadas para escavar um buraco paralelo ao poço, para tentar chegar ao local onde se encontra Rayan, a 32 metros de profundidade. Na manhã desta sexta-feira, este túnel paralelo já tinha atingido a profundidade de 27 metros, faltando portanto escavar cinco metros. “A concretização do túnel paralelo ao poço está a avançar cautelosamente” para “evitar o colapso do terreno”, disse Abdelhadi Temnrain à SNRT News esta sexta-feira. Assim que o túnel paralelo atingir os 32 metros, a equipa vai começar a escavar horizontalmente para chegar à criança — um percurso de apenas três metros.

O processo foi acompanhado de perto por uma equipa de topógrafos, que estão a estudar o estado do solo. Justamente por isso, na manhã desta sexta-feira os trabalhos tiveram de ser interrompidos durante 15 minutos para que os especialistas trabalhassem.

“Consegui comunicar com a criança e perguntei se me conseguia ouvir. Houve uma resposta. Esperei um minuto e vi que ele começou a usar o oxigénio”, contava na quinta-feira um voluntário da organização Crescente Vermelho, que está a dar apoio no local.

Khalid Agoram, o pai da criança, explicou aos jornalistas que procurou o filho durante horas, na terça-feira, antes de descobrir que tinha caído ao poço. “Rezo e peço a Deus que ele saia daquele poço vivo e em segurança. Por favor, Deus, alivia a minha dor e a dele, que está naquele buraco de pó”, disse a mãe da criança, Wassima Kharchich, em declarações ao canal local 2M.

O caso captou a atenção do país e do mundo, com o ‘hashtag’ #SaveRayan a circular nas redes sociais.

O caso de Rayan tem semelhanças com o de Julen, um menino espanhol que, em 2019, caiu a um poço em Málaga. A criança de três anos não sobreviveu à queda.

Destroçada ou amaldiçoada? A história da família de Julen, o menino que morreu num poço em Málaga