A seca está para continuar. Não só não vai chover, como vamos ter uma primavera antecipada nesta segunda semana de fevereiro. Já a partir deste fim de semana, as temperaturas vão começar a subir e manter-se-ão muito acima do normal para esta altura do ano até pelo menos sábado da próxima semana: muitas cidades vão ter máximas acima dos 20ºC.
Apesar do calor durante o dia — Faro pode chegar aos 21ºC entre quarta e sexta, tal como Évora, Lisboa vai estar entre os 20º e os 21ºC já a partir de segunda, e mesmo mais a Norte, o Porto pode contar com 18ºC quase toda a semana. Já as noites, essas, continuarão bastante frias.
É o chamado tempo ‘cebola’ ou ‘pato’, em que o ideal é vestir várias camadas de roupa de manhã, ir tirando ao longo do dia e voltar a vesti-las à medida que o sol se começa a pôr (para quem possa não saber, os patos têm sete camadas de penas, tal como as cebolas têm várias camadas de cascas).
E quando se fala em noites frias, a amplitude térmica é tão grande que se passa dos 20ºC durante o dia para mínimas de 7/8ºC em Lisboa, ou dos tais 18ºC no Porto para 5/6ºC. No Algarve as madrugadas, ainda que mais amenas, não deixam de ser bastante geladas (9/10ºC) e no interior o frio intensifica-se (4ºC, por exemplo, em Castelo Branco, ou 2ºC na Guarda).
Regresso da chuva em Fevereiro? “Cenário não é o mais animador”, diz IPMA
Chuva é que nem vê-la. Esta sexta-feira o céu ainda estará cinzento e pesado em todo o país, podendo haver alguns chuviscos a norte e talvez a sul, mas a partir de sábado só sol e poucas nuvens, apenas algumas neblinas matinais e geada no interior.
A culpa deste clima é de um anticiclone, um centro de altas pressões, que está posicionado no nordeste do Atlântico e que provoca um bloqueio atmosférico, já que impede a circulação de tempestades.
La prolongada situación de #bloqueo atmosférico sobre el W de Europa se ve reflejada en este mapa de anomalía de geopotencial en 500 hPa promediada en enero, calculado a partir de datos dl IFS @ECMWF
Las altas presiones han dominado en enero, bloqueando la circulación d borrascas pic.twitter.com/8m59kyRJ3L— SINOBAS (@AEMET_SINOBAS) February 2, 2022
É verdade que o ano passado fevereiro também teve alguns dias quentes, mas foi bem mais húmido do que se antecipa que o de 2022 venha a ser. Desde o Natal que praticamente não chove, o Ano Novo já foi passado sob temperaturas acima do normal e apesar de alguns dias bem frios em janeiro, em média, estaremos 7/8ºC acima do que é suposto para este mês.
Lisboa
Porto
Braga
Bragança
Guarda
Coimbra
Santarém
Évora
Beja
Faro
Açores, Ponta Delgada
Madeira, Funchal