A CP recebeu seis candidaturas para o fornecimento de 117 automotoras para os serviços regional e suburbano, anunciou a empresa esta segunda-feira. O prazo terminou a 15 de fevereiro. Este concurso representa a maior encomenda feita pela operadora ferroviária para a compra de material circulante e tem um valor de referência de 819 milhões de euros. Para além do material circulante, as propostas concorrentes incluem a construção de uma oficina de manutenção.

Os concorrentes são a francesa Alstom, associada à Bombardier e à portuguesa DST (Domingos da Silva Teixeira), o consórcio da espanhola CAF, a também a espanhola Talgo associada à Siemens, a Stadler Rail Valencia (grupo suíço que ganhou o concurso mais recente da CP para locomotivas), a CRRC Tangshan (fabricante chinês) e a japonesa Hitachi Rail.

O júri do concurso vai agora proceder à análise das candidaturas com vista à sua qualificação, sendo admitidos à fase seguinte todos os candidatos que cumpram os requisitos de capacidade técnica e financeira previstos nas peças do procedimento, informa a CP. Os candidatos que vierem a ser qualificados serão convidados a apresentar propostas. O prazo para a decisão de qualificação é de 44 dias úteis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR