786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Lviv não foi invadida, mas as sirenes tocam cada vez mais. "Não quero ficar aqui à espera para ver quando Vladimir Putin chegar"

Este artigo tem mais de 2 anos

Reportagem na Ucrânia. A cidade perto da fronteira com a Polónia tem resistido à invasão russa. Mas as sirenes de aviso de ataque aéreo por vezes soam: e todos se precipitam para caves e abrigos.

Cátia Bruno e João Porfírio são os enviados especiais do Observador à Ucrânia

Chamemos-lhes Nykolai e Kateryna, porque na verdade não houve tempo para ficar a conhecer os seus nomes. “Tudo bem?”, disse ele, mesmo assim em português, quando lhes dissemos que éramos jornalistas de Portugal. “O meu irmão é um bocadinho fanático por línguas estrangeiras”, interrompeu ela, revirando os olhos. “Quando fui a Portugal, estive em Lisboa, Porto, Aveiro, Cascais…”, vai enumerando o jovem, algures na casa dos 20 anos.

Ouça aqui o episódio de hoje de “A História do Dia” sobre a guerra na Ucrânia.

A NATO vai fazer alguma coisa pela Ucrânia?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois irmãos estavam bem-dispostos a contar ao Observador que tinham vindo de Khmelnytskyi (cidade praticamente a meio caminho entre Kiev e Lviv) para tentar apanhar um comboio que os levasse até à Polónia, quando se ouviu o som metálico de uma sirene, que continua a ecoar ao longo de minutos. “Temos de manter a calma”, aconselha Kateryna, à medida que a multidão que ocupava toda aquela plataforma da Estação Central de Lviv se encaminhava ordeiramente para o nível inferior da estação. A quantidade de pessoas em movimento é tal que rapidamente a perdemos de vista.

Mas é falso alarme. Ali está ela a dizer agora “Vamos, vamos!”, já longe da calma que pedia há pouco, enquanto acelera o passo e quase tropeça num caixote de lixo. Duas idosas pedem ajuda para carregar malas escadas abaixo, repetindo “Spasíbo” (Obrigado) baixinho. O tom é educado e os sorrisos saem com naturalidade. A pressa com que agarraram nas mangas dos casacos dos que as rodearam para pedir ajuda, porém, denunciou a sua aflição. Nesta estação de comboios, ao contrário de vários locais na cidade, não há abrigos subterrâneos nem caves. A multidão vai-se acumulando nos corredores da estação, os olhos virados para cima e colados na plataforma para onde desejam voltar rapidamente, já que representa a possibilidade de abandonar o país.

Reportagem na Estação de Comboios de Lviv, na Ucrânia. As pessoas nesta estação esperam e desesperam por um comboio que os leve para a Polónia. Os homens têm de ficar devido à Lei Marcial que proíbe os homens entre dos 18 e os 60 anos de saírem do país. A Rússia, a mando do seu presidente, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro de 2022. Lviv, Ucrânia, 25 de fevereiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Assim que soaram as sirenes grande parte das pessoas pegaram as suas malas e desceram as escadas mais próximas até ao piso inferior para se protegerem

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Há alguns soldados, provavelmente de partida para uma das linhas da frente — Donetsk? Odessa? Kiev? Ainda há uma só “linha da frente” numa invasão desta escala?—, mas sobretudo civis. São quase todos famílias. Há muitas crianças, mas não brincam umas com as outras. Estão na sua maioria ao colo das mães e dos pais, rostos enterrados nos peitos. Uma rapariga com pouco mais de 5 anos está de pé, mão dada à mãe. Na outra mão segura um terço, que vai desfiando.

Passado cerca de 20 minutos, alguns arriscam voltar a subir as escadas em direção à plataforma. Rapidamente os restantes seguem-nos, apesar de os rumores que circulam darem conta de que a sirene terá soado por ataques aéreos à cidade de Lviv. São provavelmente a infraestruturas militares, longe do centro da cidade. Foi pelo menos assim na noite passada, como contou o gerente Andriy, quando nos recebeu no hotel de madrugada: “A sirene tocou exatamente à mesma hora em que começou o ataque ao país no dia anterior. Tememos o pior.”

O pior cenário, porém, não se confirmou e Lviv mantém-se uma cidade onde circulam os autocarros, há pessoas na rua e as lojas estão abertas. As longas filas para o multibanco são o único sinal evidente de que algo não está bem. Natalia Kalyutsuk, residente em Kiev que foi apanhada de surpresa pela invasão da sua cidade enquanto participava num congresso de beleza em Lviv, está a precaver-se com dinheiro vivo quando conta os seus planos ao Observador: “Ia regressar amanhã para Kiev, mas já não vou. Conto voltar a 28 de março, espero estar a dar tempo suficiente para as coisas acalmarem”, confessa, com pouca confiança nas suas próprias palavras. Fugir está fora de questão, porque não quer deixar a família que está em Kiev, em particular o pai que está num lar.

Reportagem na Estação de Comboios de Lviv, na Ucrânia. As pessoas nesta estação esperam e desesperam por um comboio que os leve para a Polónia. Os homens têm de ficar devido à Lei Marcial que proíbe os homens entre dos 18 e os 60 anos de saírem do país. A Rússia, a mando do seu presidente, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro de 2022. Lviv, Ucrânia, 25 de fevereiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Reportagem na Estação de Comboios de Lviv, na Ucrânia. As pessoas nesta estação esperam e desesperam por um comboio que os leve para a Polónia. Os homens têm de ficar devido à Lei Marcial que proíbe os homens entre dos 18 e os 60 anos de saírem do país. A Rússia, a mando do seu presidente, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro de 2022. Lviv, Ucrânia, 25 de fevereiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Acabado o som das sirenas de alerta de ataque aéreo invertia-se o movimento: as pessoas voltaram a subir, com todas as suas malas e carinhos de bebé novamente para a plataforma

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

De regresso à Estação Central, estes refugiados que desejam ir para a Polónia comportam-se de forma calma e ordeira. Não há empurrões nem atropelos nem gritos. Um dos empregados de limpeza da estação volta a varrer o chão, com gestos lentos, assim que os primeiros rostos emergem da parte subterrânea. Até as mães com crianças ao colo voltam à plataforma.

A sirene tocará uma vez mais no espaço de uma hora e a coreografia será repetida. Desta vez, ao voltar para cima, Iryna Timoshenko, mãe de três filhos que quer seguir para a Polónia sem nada marcado nem família à espera, comenta com o Observador que não se espanta que também Lviv — cidade historicamente mais influenciada pelo Ocidente e a menos de 400 quilómetros de distância da Polónia — possa vir a ser tomada, exteriorizando o medo. Esse é comum a todos os que ali estão a aguardar por um comboio que os leve para bem longe de uma casa que agora consideram hostil. Entre lágrimas, Iryna escolhe as palavras que quer usar para resumir a situação da cidade:  “Não quero ficar aqui à espera para ver quando Vladimir Putin chegar.”

Reportagem na Estação de Comboios de Lviv, na Ucrânia. As pessoas nesta estação esperam e desesperam por um comboio que os leve para a Polónia. Os homens têm de ficar devido à Lei Marcial que proíbe os homens entre dos 18 e os 60 anos de saírem do país. A Rússia, a mando do seu presidente, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro de 2022. Lviv, Ucrânia, 25 de fevereiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A maioria das pessoas que estavam na plataforma do comboio eram mulheres e crianças. Os homens, devido à Lei Marcial, não podem abandonar o país

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos