789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Do homem de boné ao russo envolvido num escândalo sexual. Quem é quem nas negociações entre Rússia e Ucrânia

Este artigo tem mais de 2 anos

Cinco russos de um lado, seis ucranianos do outro. Entre eles há um conselheiro de Putin acusado de plágio. De boné, um dos enviados de Zelensky foi eleito uma das pessoas mais influentes na Ucrânia.

A delegação da Rússia conta com cinco pessoas. A da Ucrânia tem seis (ANA MOREIRA /OBSERVADOR)
i

A delegação da Rússia conta com cinco pessoas. A da Ucrânia tem seis (ANA MOREIRA /OBSERVADOR)

A delegação da Rússia conta com cinco pessoas. A da Ucrânia tem seis (ANA MOREIRA /OBSERVADOR)

Ao quinto dia da invasão, a Ucrânia e a Rússia sentaram-se à mesa. Depois de exigências de ambas as partes, o local que acabou por ser escolhido foi Gomel, uma cidade na fronteira com a Bielorrússia, numa das margens do rio Pripyat. Antes do encontro, o presidente ucraniano — que não esteve presente por motivos de segurança — assegurou em comunicado que o seu homólogo bielorrusso “assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados em território bielorrusso permanecem no solo durante a visita, conversações e regresso da delegação ucraniana”. Alexander Lukashenko garantiu todas as condições de segurança.

A delegação ucraniana chegou de helicóptero pouco depois das 9h00 da manhã (hora de Lisboa) a Gomel, onde a delegação russa já estava a aguardar desde o dia anterior. Foram seis os homens enviados por Volodymyr Zelensky, que pediu, no mesmo comunicado, um “cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas de solo ucraniano”.

epa09791270 A handout picture made available by Belta news agency shows a hall at Rumyantsev-Paskevich Palace, the venue hosting the talks between Ukrainian and Russian delegations, in Grodno, Belarus, 28 February 2022. Russian troops entered Ukraine on 24 February prompting the country's president to declare martial law and triggering a series of announcements by Western countries to impose severe economic sanctions on Russia.  EPA/BELTA HANDOUT  HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

O encontro aconteceu em Gomel, uma cidade na fronteira com Bielorrússia, numa das margens do rio Pripyat (EPA/BELTA)

BELTA HANDOUT/EPA

Do lado russo, foram cinco os homens enviados por Putin. Sentaram-se frente a frente numa mesa dividida a meio por uma pequena bandeira de cada país.

As negociações terminaram por volta das 16h30 (hora de Lisboa), mas haverá uma segunda ronda de negociações, ainda sem data marcada. Os representantes de cada delegação vão agora voltar para Kiev e Moscovo para discutirem os termos das negociações. Mas quem são os enviados de Putin e Zelensky para tentar a paz na Ucrânia?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem pertence à delegação da Rússia?

1 Leonid Slutsky, presidente da comissão de assuntos externos do parlamento russo. É o responsável pela delegação enviada por Putin e membro do Partido Liberal Democrata da Rússia. Em março de 2018, viu-se envolvido num escândalo sexual, quando quatro jornalistas russas o acusaram de assédio sexual — duas prestaram depoimentos à comissão de ética da Duma (nome oficial do parlamento russo), que decidiu absolvê-lo. Slutsky, que agora se senta à mesa das negociações de paz com a delegação ucraniana, foi citado pela agência de notícias russa a garantir: “Não pretendemos dar início a nenhuma guerra. Não vamos invadir a Ucrânia, como estamos a ser acusados na própria Ucrânia e não só”. Horas depois, Putin anunciou a  sua “operação especial” rumo a Kiev.

2 Vladimir Medinsky, conselheiro de Putin. Foi ministro da Cultura entre 2012 e 2020. Escreveu três teses de doutoramento relacionadas com Ciência Política — foi acusado por um grupo de académicos e jornalistas de plágio em relação às duas primeiras. É membro do partido político Rússia Unida. Numa das suas intervenções mais recentes, o conselheiro do presidente russo disse que “o Estado moderno a que normalmente chamamos Ucrânia é um fantasma histórico construído como consequência de decisões táticas de políticos em circunstâncias específicas.”

3 Andrey Rudenko, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo. Neste cargo, Rudenko é responsável pelas relações com a Abkhazia, uma república que se declara independente, no norte da Geórgia — é reconhecida internacionalmente por apenas quatro países, sendo a Rússia um deles — e pelas relações com Tskhinvali, a capital da região georgiana da Ossétia do Sul, reconhecida por Moscovo como Estado independente após a guerra russo-georgiana.

4 Alexander Fomin, ministro da Defesa russo. Nas semanas que antecederam a invasão da Ucrânia, o ministro supervisionou uma série de exercícios que serviram para avaliar o estado de prontidão das forças de Moscovo e garantir a “estabilidade” junto à fronteira da Rússia. Formado em 1984 pela Universidade Militar do Ministério da Defesa Russo, Fomin cumpriu serviço militar entre 1977 e 1993. Em 2017, foi promovido ao cargo de ministro.

5 Boris Gryzlov, embaixador russo para a Bielorrússia. Foi presidente do Rússia Unida, o partido do presidente Vladimir Putin, de quem é um aliado próximo, de 23 de novembro de 2004 a 7 de maio de 2008. Foi presidente da Duma entre 2003 e 2011.

Quem pertence à delegação da Ucrânia?

1 Mykhailo Podoliyak, conselheiro da presidência ucraniana. É quem lidera a delegação enviada pela Ucrânia a par com o ministro da  Defesa, Oleksiy Reznikov. Ao final do dia de encontro, disse no Twitter que as “negociações estão difíceis”, porém já sem qualquer “ultimato”, e criticou o “lado russo” que “continua extremamente enviesado” no que diz respeito ao “processo destrutivo” que foi levado a cabo contra a Ucrânia.

2 Davyd Arakhamia, dirigente do partido Servos do Povo. De boné na mesa das negociações, no ano passado ficou em 6.º lugar entre os 100 ucranianos mais influentes, de acordo com a revista Focus. Tem 42 anos e foi eleito em 2019 para o parlamento ucraniano.

3 Oleksiy Reznikov, ministro da Defesa ucraniano. O cargo é recente: a pasta da Defesa foi-lhe atribuída em novembro de 2021, há apenas quatro meses. Anteriormente, ocupou outros cargos no governo da Ucrânia, como por exemplo ministro da Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente da Ucrânia.

4 Mykola Tochytskyi, embaixador extraordinário junto da Bélgica e do Luxemburgo. É o responsável pela missão diplomática da Ucrânia junto da União Europeia e da Comunidade Europeia da Energia Atómica, sediada em Bruxelas, Bélgica. Ocupa este cargo diplomático desde 2016.

5 Rustem Umerov, deputado do parlamento ucraniano. Antes de entrar na vida política, foi CEO de uma empresa especializada em comunicações. Enquanto deputado, foi coautor de quase 100 projetos de lei, segundo se pode ver no site do parlamento ucraniano.

6 Andriy Kostin, vice-chefe do Grupo de Contacto Trilateral sobre a Ucrânia, um grupo de representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, formado para facilitar uma solução diplomática para a guerra na região de Donbass na Ucrânia. Embora não seja possível identificá-lo nas fotografias disponíveis, o seu nome consta na lista oficial de membros da delegação divulgada pelo governo ucraniano (não fica claro se é quem se sentou ao lado de Rustem Umerov ou se seria um outro elemento da comitiva, que se sentou ao lado de Mykhailo Podoliyak, fora do enquadramento da imagem).

[Artigo corrigido às 15h00 de 2 de março de 2022 com a informação de que Andrey Rudenko é vice- ministro dos Negócios Estrangeiros russo e não ministro, como estava inicialmente escrito]

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora