Desde que a invasão da Ucrânia teve início, uma cervejaria em Lviv tem-se dedicado a dar outra utilidade à suas garrafas de cerveja, além do comércio do derivado da cevada

Em vez de cerveja, agora são aqui produzidos cocktails molotov. Um pouco por toda a Ucrânia — por força da necessidade — estas bombas incendiárias são uma arma bastante popular entre os civis que lutam contra o avanço das tropas russas.

Mas uma característica em particular diferencia os cocktails molotov fabricados na Cervejaria Pravda (“verdade” em ucraniano) dos restantes.

Com panos e líquido combustível, estas bombas caseiras levam ainda uma pitada q.b. de karma. A marca das garrafas (também produzidas na cervejaria), chama-se “Putin Huylo”, que em ucraniano significa “Putin Estupor”.

A nossa liberdade está em jogo”, afirmou a cervejaria na sua conta de Instagram. “Muitos de nós passámos pelos protestos sangrentos de 2014, que derrubaram o ex-presidente, que se esconde agora na Rússia. A prática ajuda!”

As garrafas, como explicou à Euronews Taras Maselko, diretor de relações públicas da empresa dona da cervejaria, são enviadas para várias partes da Ucrânia, inclusive para a frente de guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando anunciámos que íamos começar a preparar as coisas tivemos muitas pessoas dispostas a ajudar, e a dizer ‘se precisarem de materiais avisem-me’. Assim que produzimos o suficiente, elas [as caixas com os cocktails molotov] foram enviadas para as cidades no leste, onde civis têm sido mortos”, explicou Taras Maselko.

Pela primeira vez, ainda segundo o diretor, as marcas de cerveja comercial e as marcas de cerveja artesanal estão unidas numa só missão: fabricar o maior número possível de bombas incendiárias para atingir os tanques russos.

Na segunda-feira, segundo a Euronews, a cervejaria anunciou que tinha aberto estabelecimentos subterrâneos em vários locais da cidade de Lviv — uma medida de prevenção face aos bombardeamentos da cidade — e que serviam café e chá gratuitos para militares, polícias e membros da Guarda Nacional.

Não servimos civis russos e bielorrussos. Se tiverem alguma arma convosco, por favor deixem-na com os nossos seguranças e ser-vos-ão devolvidas à saída”, concluiu a Cervejaria Pravda.

Um pouco por toda a Ucrânia, iniciativas destas têm surgido, especialmente nas principais cidades, como Kiev, que lutam contra o cerco das tropas russas. Segundo o Los Angeles Times, na capital ucraniana, equipas espalhadas por diversas caves e abrigos fabricam cocktails molotov de um modo quase industrial, para que possa ser usado pelos civis e pelas tropas ucranianas.

Na segunda-feira, o ministério da Defesa da Ucrânia  partilhou uma publicação no Twitter com instruções sobre os melhores pontos para atingir os veículos e tanques militares russos com os cocktails molotov.

“Vulnerabilidades dos veículos inimigos. Vençam os ocupantes. Vamos vencer juntos!“, é possível ler na publicação do ministério da Defesa.

Garrafas de vinho setubalense utilizadas para cocktails molotov contra as tropas russas