O ginasta russo Ivan Kuliak está a ser investigado depois de ter usado um “Z” na camisola ao subir ao pódio numa prova do campeonato mundial de ginástica artística, que decorre por estes dias em Doha, no Qatar.

Ivan Kuliak ficou em terceiro lugar numa prova de barras paralelas do campeonato mundial, que foi ganha por um atleta ucraniano, Illia Kovtun.

Quando Kuliak subiu ao pódio para receber a medalha de bronze, exibiu a letra “Z” no equipamento — um símbolo que tem sido associado à invasão russa da Ucrânia. Trata-se de um símbolo visto nos veículos militares russos e que tem sido usado por políticos russos em peças de vestuário para mostrar apoio público à invasão.

A Federação Internacional de Ginástica abriu um inquérito disciplinar contra Kuliak devido ao seu “comportamento chocante”, diz a BBC.

As provas deste fim de semana foram as últimas em que os atletas russos e bielorrussos puderam competir, uma vez que vão entrar em vigor as sanções que proíbem a participação destes atletas em provas internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR