Depois de Espanha ficar pintada de laranja, a “chuva de barro” — resultante do transporte de partículas de areia do deserto do Saara trazidas pela tempestade Célia — chegou esta terça-feira a Portugal e está já a alterar a típica cor dos céus, principalmente os do interior Norte e Centro.

“Chuva de barro” do Saara que deixa Espanha pintada de laranja vai sentir-se em Portugal

Vários especialistas concordam que as máscaras respiratórias também ajudam a filtrar estes pós e que são especialmente úteis para quem já sofre de problemas respiratórios. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia também enviou um comunicado de imprensa a alertar para “a potencial influência desse fator na saúde respiratória da população, em particular dos doentes asmáticos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devo usar máscara? E o que faz quem tem asma? Sete perguntas respostas sobre as poeiras vindas do Saara

Os cibernautas não tardaram em partilhar fotografias e vídeos nas redes sociais com os primeiros sinais da tempestade de poeiras, onde se vê um cenário invulgar.

Também os espanhóis, fascinados com os contornos quase cinematográficos, captaram as várias mudanças que a “chuva de barro” desencadeou. Na Serra Nevada, por exemplo, a neve ficou castanha.

Em Madrid, como é possível observar na fotogaleria abaixo, fizeram-se filas de carros cobertos de ‘chuva vermelha’ para entrar nas estações de lavagem, e as estátuas da cidade tiveram de ser limpas para que voltassem a ter a sua cor original.

17 fotos

A agência estatal de meteorologia de Espanha publicou esta terça-feira imagens satélite que demonstram o movimento das partículas, no Twitter.