O sudeste da Península Ibérica tem sido atingido por correntes de ar que têm arrastado partículas do Norte de África, e que têm pintado os céus da região de Múrcia de laranja.

O fenómeno, conhecido por “chuva de barro”, prende-se com o transporte de partículas de areia do deserto do Saara para a Península Ibérica, e irá afetar o interior Norte e Centro de Portugal.

A qualidade do ar irá sofrer um agravamento considerável, as pessoas mais sensíveis a este tipo de fenómeno devem ter cuidados redobrados, se possível evitar a exposição ao ar livre”, afirmou a página “Meteo Trás os Montes – Portugal“.

As regiões de Andaluzia, Múrcia e Valência têm sido afetadas por esta tempestade de poeira que deixou as ruas semelhantes ao cenário do filme Blade Runner. Misturadas com a chuva, estas poeiras do Saara provocam uma tempestade que deixa os veículos e as ruas cobertos de ‘tinta vermelha’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, a depressão Célia que afeta atualmente a Madeira, irá atingir o sul e o centro de Portugal. Tendo levado já ao cancelamento de vários voos no Aeroporto da Madeira, a depressão Célia colocou o arquipélago, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em alerta vermelho por vento forte e agitação marítima.

Para Portugal Continental, o IPMA prevê, para esta terça-feira, a ocorrência de aguaceiros “que poderão ser acompanhados de trovoada, mais prováveis nas regiões Centro e Sul”. Haverá ainda uma subida de temperatura no interior Norte e Centro do país.