A médica militar Olha Semydianova, detentora do título “Mãe Heroína” na Ucrânia, morreu em confrontos com as tropas russas.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo parlamento ucraniano na rede social Telegram. O título de “Mãe Heroína” tinha sido atribuído a Olha Semydianova por “ter dado à luz seis crianças e ter acolhido o mesmo número [de crianças] de um orfanato“, sendo assim mãe de 12 filhos.

Segundo Yulia Volkova, uma das filhas da médica militar, citada pelo parlamento ucraniano, durante conflitos com as tropas russas, as Forças Armadas da Ucrânia tinham emitido ordens para que todas as mulheres na frente de combate recuassem, mas Olha Semydianova terá recusado abandonar o seu posto, tendo “continuado a salvar soldados ucranianos até ao seu momento final”.

De acordo com o canal ucraniano TSN, a médica morreu no dia 3 de março na fronteira entre Donetsk e Zaporizhia. Olha Semydianova terá sido atingida por uma bala no abdómen, o que levou a uma elevada perda de sangue e consequente morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR