O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou esta quarta-feira ao Ocidente para sancionar os “propagandistas da televisão russa” na véspera das cimeiras da NATO e da União Europeia sobre a invasão russa da Ucrânia.
“Os propagandistas da televisão russa são piores do que os pilotos russos. Os pilotos pelo menos correm o risco de serem abatidos. Sancionar cada um deles. Bloqueiem a propaganda russa tóxica e aqueles que a apoiam”, pediu Dmytro Kouleba na rede social Twitter.
“As cabeças faladoras dormem em segurança, depois vão para o ar e apelam a ataques nucleares ou à invasão de membros da NATO”, criticou.
Russian TV propagandists are worse than even Russian pilots. Pilots at least risk being shot down. Talking heads sleep in safety, then go on air and call for nuclear strikes or invading NATO members. Sanction each one of them. Block all toxic Russian propaganda and its enablers.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 23, 2022
Desde a invasão da Ucrânia, os países ocidentais impuseram sanções a muitos funcionários russos, incluindo a chefe do canal de televisão estatal russo RT difundido em língua estrangeira, Margarita Simonian.
A União Europeia proibiu também a difusão dos meios de comunicação social pró-Kremlin Sputnik e RT em inglês, alemão, francês e espanhol na televisão e nas redes sociais.
Uma cimeira extraordinária da NATO foi convocada para quinta-feira, no mesmo dia em que uma cimeira do G7 e uma outra da União Europeia se realizam em Bruxelas.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que vai participar nos três eventos, já anunciou que o Ocidente vai adotar “novas sanções contra a Rússia e reforçará” as já existentes.