Quinze pessoas ficaram feridas com gravidade na sequência de uma confusão gerada pela tentativa de populares de afugentar elefantes que invadiram campos agrícolas no distrito de Ressano Garcia, província de Maputo, sul de Moçambique, foi anunciado esta quarta-feira.

A Rádio Moçambique avança que algumas vítimas foram atacadas por elefantes e outras foram feridas na agitação que se seguiuquando camponeses tentaram expulsar os paquidermes dos campos agrícolas, no domingo, na localidade de Matsequenha, distrito de Ressano Garcia.

“Todos os dias, os elefantes estão nas nossas machambas”, afirmou Teresa Chongo, membro de uma associação de camponeses de Matsequenha.

Chongo disse que os animais deslocaram-se à sede da associação, tendo abandonado o local depois.

Narciso Chichava, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em Namaacha, declarou que decorre um trabalho de expulsão dos elefantes dos campos agrícolas, mas a operação tem-se mostrado árdua, porque os paquidermes são muitos.

Suspeita-se que os elefantes que estão em Matsequenha tenham saído do parque de Krueger, na África do Sul, país vizinho de Moçambique.

A invasão de Matsequenha por elefantes é recorrente e tem resultado na destruição de culturas alimentares pelos animais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR