A Rússia vai passar a exigir o pagamento em rublos das vendas de gás a “países hostis”, como os da União Europeia (UE), deixando de aceitar euros ou dólares, anunciou esta quarta-feira o Presidente russo.
Vladimir Putin deu uma ordem às autoridades russas para implementarem o novo sistema de pagamento das exportações de gás para “países hostis” na moeda nacional da Rússia.
“Tomei a decisão de implementar um conjunto de medidas para mudar o pagamento do nosso gás entregue a países hostis para rublos, e para renunciar em todas as moedas de liquidação que tenham sido comprometidas“, disse Putin, citado pela agência francesa AFP.
O Presidente russo criticou a “decisão de um número de países do Ocidente” em tomar a “decisão ilegítima” de “congelar os ativos russos”. “Não faz sentido” à Rússia fornecer as suas matérias-primas à UE e aos EUA e “receber o pagamento em dólares, euros e outras moedas”, defendeu o Presidente russo.
Trata-se de uma reação ao congelamento de ativos da Rússia no Ocidente, no âmbito das sanções impostas a Moscovo devido à invasão da Ucrânia.