Os bilhetes para dia 31 de março estão disponíveis em TheCollection.pt.

Estão reunidos os ingredientes para uma experiência memorável na próxima quinta-feira, 31 de março, no bar Monkey Mash, em Lisboa. Falta apenas colocá-los num shaker, mexer bem e servir num copo de cocktail – é o que vai acontecer durante a Experiência Monkey Mash. É o primeiro de uma série de eventos em formato pop-up, fruto da parceria entre o The Collection by Observador Lifestyle e The Art of Tasting Portugal, iniciativa da Chefs Agency que tem por objetivo dinamizar e promover a gastronomia nacional através de experiências e eventos diferenciadores.

A experiência

É em ambiente de degustação gastronómica que o cofundador dos bares Red Frog e Monkey Mash vai servir – e também ensinar a preparar – quatro cocktails clássicos. Não só isso, como Paulo Gomes ainda vai dar a provar a suas próprias versões desses clássicos com que ajudou a colocar Lisboa no mapa da coquetelaria internacional. “Vamos juntar a experiência de bar com uma masterclass para clientes. Vou fazer cocktails e mostrar como se faz em casa a versão tradicional e depois a nossa, para que as pessoas percebam a diferença.”

Se servir um Dry Martini clássico, por exemplo, Paulo servirá também o Dry Martini do Monkey Mash/ Red Frog. E se cada clássico terá o seu o seu lado B, então em vez de quatro serão, afinal, oito os cocktails que chegarão à mesa dos clientes? Mais ou menos: “Vão ser oito mini cocktails  – ou oito meio cocktails, logo quatro inteiros – e cada dupla será harmonizada com um snack da carta, para ajudar a mitigar o efeito das bebidas.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na carta de comida do Monkey Mash há lugar para representantes da gastronomia mexicana, como tacos, mas também de influência japonesa. “Vamos adaptar as porções para que seja apenas um snack, tentando fazer o máximo de pairing entre comida e bebida”. É uma experiência gustativa, uma masterclass de cocktails, e, no fundo, um serão bem passado o que está a ser preparado para a próxima quinta-feira, 31 de março.

O mixólogo

Paulo Gomes é um autodidata da coquetelaria. Com apenas 18 anos deixou a escola e começou a trabalhar na receção de um hotel. Aos 21, trocou a hotelaria pela área de restauração e nunca mais olhou para trás. A ideia de abrir um bar que tivesse o potencial de se tornar um dos melhores do mundo surgiu em 2014, quando conheceu o futuro sócio Emanuel Minez num concurso de barmen. Em 2015 abriram o Red Frog, distinguido por cinco anos consecutivos como o Melhor Bar e Melhor Carta nos prémios do Lisbon Bar Show (considerado o maior evento de cocktails de Portugal).

Paulo Gomes é fundador do Red Frog e do Monkey Mash, em Lisboa. Fotografia: Jorge Simão

O(s) bar(es)

O Red Frog abriu em maio de 2015 pela mão dos barmen Emanuel Minez e Paulo Gomes, seguindo o conceito de speakeasy (os bares secretos que proliferaram durante a proibição do álcool nos anos 20, nos Estados Unidos) e a ambição de, em pouco tempo, o tornarem um dos melhores bares do mundo. Conseguiram-no passados apenas dois anos, quando o Red Frog foi eleito o 92.º melhor bar do mundo pela organização do The World’s 50 Best Bars. Depois de ter integrado a lista em 2017, o Red Frog voltou a fazer parte da conceituada lista do The World’s 50 Best Bars em 2021, agora com um 67.º lugar (à semelhança da lista congénere dedicada à restauração, são destacados 100 espaços e não 50).

No início de 2020, Paulo e Emanuel decidiram mudar o Red Frog da Rua do Salitre para a antiga discoteca Fontória, na Praça da Alegria, onde em 2019 abriram o Monkey Mash. É um bar dentro de um bar, uma sala à parte. O novo Red Frog é mais pequeno, mas mantém o objetivo de dar um serviço de qualidade, mas ainda mais exclusivo. Em boa verdade, por só se aceder a ele através do Monkey Mash, está agora mais próximo do espírito com que foi fundado: ser um bar secreto.

No Monkey Mash criam-se cocktails que combinam técnicas clássicas e modernas.

Horário e preço

Quando: 31 de março às 18h00

Onde: Monkey Mash em Lisboa – Praça da Alegria, 66b

Duração: 90 minutos

Quanto: 125€ por pessoa (valor com IVA incluído), para um máximo de 16 participantes.

Como: reservando o seu lugar em TheCollection.pt.

Para qualquer assunto relacionado com este evento (como restrições alimentares, por exemplo), por favor enviar um email para hello@thecollection.pt com o assunto: “Experiência Monkey Mash – Cocktail Masterclass”.