786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Lisboeta. Sem "copy paste", Nuno Mendes celebra a capital portuguesa em Londres

Este artigo tem mais de 2 anos

O restaurante acomoda a visão que o chef Nuno Mendes tem da cidade onde nasceu, mas com um twist. Aqui, os pratos clássicos sofrem uma reviravolta e os vinhos são nacionais. É Lisboa, mas em Londres.

O restaurante Lisboeta abriu no passado dia 21 de março em Londres
i

O restaurante Lisboeta abriu no passado dia 21 de março em Londres

©Milo Brown

O restaurante Lisboeta abriu no passado dia 21 de março em Londres

©Milo Brown

A história

Várias coisas tiveram de acontecer para que Nuno Mendes, há mais de uma década a viver em Londres, conseguisse finalmente cumprir o sonho de longa data. E foi o que fez, no passado dia 21 de março, aquando da estreia do Lisboeta. Foi preciso tempo para estabelecer-se na capital inglesa e, assim, ganhar a confiança de investidores: apesar da experiência alcançada nos EUA e em Espanha, não foi fácil entrar no mercado. Mas já antes do Lisboeta o trilho gastronómico fazia-se polvilhado por influências portuguesas — exemplo disso são os restaurantes londrinos Viajante e Taberna do Mercado, ambos essenciais para cimentar a fama do chef (no currículo tem ainda Chiltern Firehouse, Bacchus — que, apesar da vida curta, é facilmente recordado —, ou The Loft Project, de uma profunda inspiração pessoal, uma vez que era na sua própria casa).

“Através destes projetos comecei a ter uma melhor distribuição de produtos portugueses”, comenta ao Observador numa conversa telefónica que antecede mais um dia de trabalho que se avizinha intenso (a procura tem sido muita e foram servidas centenas de refeições no período de soft opening). O livro “Lisboeta”, com o mesmo nome do restaurante, foi o “catalizador de tudo” — escrita a homenagem à cidade e às memórias que dela conserva, Mendes quis mostrar ao “público inglês e internacional” a sua paixão pela capital portuguesa. “Este projeto é muito inspirado por Lisboa, acho que reflete o meu currículo e também a cidade. É um espaço informal, descontraído, não é fine dining, mas onde uma pessoa pode entrar, beber um fantástico copo de vinho português e passar umas horas.”

O chef Nuno Mendes

As memórias de uma Lisboa antiga confluem, neste projeto, com a interpretação moderna que o chef faz da cidade que o viu nascer. “São as memórias da minha juventude aí e da nossa história mercantil, da nossa diáspora, por onde viajámos, o que trouxemos e o que levámos”, conta, para depois resumir de uma assentada a essência pretendida: “É um espaço onde uma pessoa pode entrar e sentir-se em Portugal, mas em Londres. Não é um copy paste. Não queria que fosse uma cópia de Lisboa, acho que é um sítio muito único: tem muito de Lisboa, mas em Londres”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O espaço

Nas paredes estão fotografias da cidade, todas elas retiradas do livro que empresta nome ao restaurante. O Lisboeta ocupa uma moradia em Charlotte Street e é composto por três pisos, sendo que é no térreo que está a cozinha e um balcão de bar em lioz apoiado em armários de madeira encastrados de forma a fazer lembrar uma farmácia tradicional portuguesa. Uma ampla escadaria dá acesso ao piso acima onde fica a sala de jantar que, durante o dia, é inundada pela luz natural dada a claraboia e as janelas imensas que vão do chão até ao teto. A cave fica reservada para a “Adega” que ainda não está aberta ao público, mas que é dotada de uma mesa para 10 pessoas e que, no futuro, irá acolher uma experiência mais imersiva, muito à imagem e semelhança do que já acontecia no The Loft Project. “Vão ser três noites por semana, só com reserva. Serão 10 pessoas [no máximo] com menu de degustação de 15 a 20 momentos.”

O Lisboeta ocupa uma moradia em Charlotte Street e é composto por três pisos

© Milo Brown

Paredes caiadas a branco, tijolos expostos e tons de verde e azul ajudam a refletir a aura costeira de Lisboa. O pavimento criado por uma oficina de alvenaria sediada na capital lusa remete ainda para os pavimentos empedrados da cidade. E a arte que marca presença no restaurante foi escolhida pelo chef que tanto foi buscá-la à sua coleção pessoal, como à Feira da Ladra — chegou, inclusive, a encomendar peças a artistas emergentes portugueses. A decoração resultou da colaboração com o amigo João Guedes Ramos, que detém o estúdio Pencilment e que já antes tinha trabalhado na Taberna do Mercado. Mas nada parece acontecer neste domínio sem o envolvimento ativo de Mendes que tirou partido da experiência: “Desenhámos o sítio em conjunto, trouxemos muitos materiais portugueses”, assegura.

No piso térreo está a cozinha e um balcão de bar em lioz apoiado em armários de madeira encastrados de forma a fazer lembrar uma farmácia tradicional portuguesa

© Milo Brown

A comida

A carta é feita de “pratos clássicos” ainda que trabalhados à maneira do chef, que diz “celebrar” o bacalhau, o porco alentejano, a pastelaria portuguesa, a doçaria conventual, os enchidos e as queijarias. O menu, feito em colaboração com o head chef Rodrigo Alves, sofre uma metamorfose ao longo do dia, de maneira a acompanhar o ritmo fluido da cultura gastronómica lisboeta — os menus de almoço e noite incluem snacks, charcutaria e queijos, e petiscos, sendo que há propostas servidas em tachos e travessas ideais para partilhar.

Os pratos são inspirados na tradição mas não estão imunes à intervenção de Nuno Mendes: “Levam uma reviravolta e tocam na atualidade”. Não que seja fácil obter o produto português, uma tarefa que o Brexit veio dificultar, com a demora do processo alfandegário a hipotecar o acesso a produtos frescos: “O produto fresco acabou, isso é uma pena. A ideia de trazer peixe português é praticamente impossível neste momento”. Mas que não faltem os carabineiros do Algarve, o bacalhau à brás, os peixinhos da horta e também o pastel de nata e a bifana. A ementa do Lisboeta presta ainda uma homenagem à evolução da cozinha portuguesa e à sua relação mercantil de espectro global.

A carta é feita de "pratos clássicos", ainda que trabalhados à maneira do chef

© Divulgação

No departamento dos vinhos o problema do Brexit não é notório, sendo que as referências da casa são um claro motivo de orgulho para o chef que, “por agora”, continua a assinar a carta no Bairro Alto Hotel. No Lisboeta apenas existem vinhos portugueses: são entre 160 a 180 rótulos que correspondem a projetos de menor intervenção e de pequenos produtores, muitos deles amigos de Nuno Mendes (para breve está o lançamento de vários vinhos feitos em colaboração com Dirk Niepoort, produtor duriense de renome). A variedade da garrafeira lusa nota-se nas castas portuguesas e no terroir do país.

O que interessa saber

Mostrar Esconder

Nome: Lisboeta

Abriu: a 21 de março

Onde fica: 30 Charlotte Street, Londres

O que é: o novo restaurante do conceituado chef Nuno Mendes

Quem manda: Nuno Mendes

Uma dica: consulte o menu aqui

Contacto: +44 20 3 830 9888

Horário: segunda, das 17h às 23; terça, das 12h às 23h; de quarta a sábado, das 12h às 23h30; aos domingos, das 12h às 17h

Links importantes: site (http://lisboeta.co.uk/) e Instagram (https://www.instagram.com/lisboeta.london/).

Ao fim de vários anos no sector, Nuno Mendes garante que continua a sentir um nervoso miudinho na altura de abrir as portas de um novo espaço, e acrescenta a seguinte ideia: “Somos sempre julgados pelo último projeto que fizemos. Tem de ser tentar o fazer melhor possível”. Embora nunca tenha trabalho no sentido de alcançar uma estrela Michelin (já ganhou duas em diferentes projetos), admite que a distinção foi sempre bem recebida. O gozo máximo, no entanto, é fazer “projetos giros, marcantes e pessoais”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora